A BAE Systems e o Exército Brasileiro concluíram a atualização do 100º veículo M113 à configuração M113A2 Mk1 (M113BR), um marco significativo para o programa. A modernização aumenta o serviço da frota do Exército e expande suas capacidades de defesa.
“Este é um marco importante para a BAE Systems e nosso parceiro de longa data, o Exército brasileiro”, disse Adam Zarfoss, Diretor de Artilharia e Recuperação de Veículos da BAE Systems. “A entrega do centésimo veículo atualizado é um resultado direto de nossa relação de trabalho com o Exército, desenvolvida por meio de um forte programa de compartilhamento de tecnologia.”
A BAE Systems recebeu o contrato para trabalhar com o Exército Brasileiro para converter 150 veículos M113B à configuração M113A2 Mk1 em dezembro de 2011. A equipe, utilizando recursos provenientes da indústria local e do Parque de Manutenção 5 (Pq R Mnt/5) – reutiliza cascos de veículos, escotilhas, e rampas existentes para substituir ou atualizar componentes como motores, transmissões e sistemas de refrigeração. Como parte do contrato, a empresa também está transferindo tecnologia para os novos veículos e trabalha com o Exército Brasileiro para oferecer treinamento sobre atualização e manutenção dos veículos.
A família de veículos M113, a maior do mundo sobre lagartas, inclui mais de 80.000 veículos nas forças armadas de pelo menos 44 países. O M113, um dos mais versáteis veículos militares, pode transportar 12 soldados e um motorista e é capaz de operar em terrenos acidentados, missões anfíbias, e desenvolver alta velocidade em estradas e rodovias. As atualizações contínuas para o sistema ajudam a manter a relevância do M113 para as próximas três ou quatro décadas.
Além do programa de atualização M113, a BAE Systems mantém parcerias com transferência de tecnologia com a indústria brasileira em outros programas, incluindo o radar Artisan 3D naval, o canhão naval de 40mm e os controles de voo para o KC 390.
DIVULGAÇÃO: Gaspar Comunicações
Este cara anda assistindo muito filme americano. tiro não explode tanque de combustível a não ser que seja um projétil explosivo.
Pelo contrario joãozinho, procure se informar melhor, um projétil de grosso calibre usado contra tanques seja ele de .50, 20, 30, 35, 37 ou 40mm alcança velocidades superiores a 500 m/s e portanto sabe-se que a essa velocidade o atrito com o ar incandesce o projétil, sem contar o aquecimento provocado pela deflagração da ignição do cartucho e ainda pior, o impacto contra a blindagem, ainda que fina da M-113, provoca chamas com ABSOLUTA CERTEZA, o suficiente para explodir um tanque de combustível que possui um ponto de ignição muito baixo por conter boa parte de seu volume preenchido por gases inflamáveis oriundos do combustível em movimento dentro do tanque… É justamente por isso que eu considero uma grande melhoria a instalação dos tanques na parte externa.
No quesito segurança da tropa as M-113 do CFN ficaram muito mais seguras com os tanques de combustível na parte exterior da viatura, esse que é um sério problema das M-113, sua fraca blindagem não protege nem o tanque de combustível que fica na parte interior da viatura, assim um tiro de .50 explode aquilo e mata toda a tripulação queimada… Ela pode muito bem ser usada como transporte na retaguarda em áreas já dominadas mas nunca em linha de frente nem em desembarque em terreno hostil onde haja ameaças de ataque
Meu Deus que desperdiçio dinheiro ,estes retrofits modernizaçoes. Que matam o brazil , este dinheiro seria muito melhor empregues na nova familia de blindados GUARANI.
A blindagem de um veículo de combate é apenas parte de sua capacidade de sobrevivência. Há outras igualmente importantes, tais como a mobilidade tática, a camuflagem, os lançadores de granadas fumígenas, as armas defensivas que impedem a aproximação de ameaças além de uma distância mínima, a consciência situacional permitida pelo veículo, a silhueta, as escoltas de carros de combate, etc.
O fato da blindagem ser considerada deficiente não impede dele ser usado em situações específicas e dentro da doutrina de utilização do mesmo.
Se fosse assim tão vulnerável não estaria sendo usada até hoje pelo US Army.
Há situações em que um caminhão aberto pode ser usado para levar tropas, há situações em que é preciso um Merkava para levar os infante, há situações que basta um Humvee e outra há que o M-113 é o ideal.
O EB está modernizando alguns M-113 e simultaneamente está adquirindo grande quantidade de Guaranis.
Da para transforma-lo em um meio anti aéreo com misseis terra ar? uns 4 misseis cada? para proteção de possíveis ataque de caças ou helicópteros. Se sim, com quais misseis em nosso TO?
Pode não ser lá aquelas coisas, ou o melhor dos melhores. Más vou ser sincero.
No últimos anos, temos assistido ainda que a passos lentos, uma movimentação constante de nossas FA´s e novos projetos, processos, aquisições etc.
Em comparação a muitos países o Brasil até que não esta no LIMBO. Estamos nos mobilizando, dentro das possibilidades, dentre as quais, este projeto do M113.
Poh. Poderíamos estar piores.
Tipo no mesmo nível e situação de verdadeiro LIMBO como Argentina. Um exemplo apenas.!!!
Nao eh o melhor dos mundos, alias, seria uma temeridade num conflito de alta densidade querer colocar 12 homens neste veiculo……seria suicidio a comecar pela ineficiente blindagem mesmo apos este UP…………pode servir qdo muito como apoio de retaguarda, mas nunca acompanhar tqes q estarao sob forte fogo inimigo….enfim, eh isso q as FAs podem ter no momento……muito bom e bonito pra desfiles e tomar po nos quarteis….rsrsrrss sds
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Essa modernização que o EB fez nos seus M113 em relação aos dos fuzileiros ficou muito porca mesmo que fosse lentamente já é hora do EB trocar esses M113. Podia aproveitar o bom relacionamento com os suecos e tentar a montagem sob licença dos CV90.
Uma boa notícia, aliás, qualquer notícia de andamento ( bom andamento ) de programas na área de defesa, seja ( MB, FAB, EB ) é uma boa notícia ….