Por Luiz Padilha
Nesta segunda-feira, 07/04/2025, foi realizada uma demonstração para o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) na Divisão Anfíbia (DivAnf), que fica na Ilha do Governador-RJ. Na oportunidade estiveram presentes o Comandante geral do CFN AE FN Carlos Chagas, o Gerente geral da BAE Systems Brasil, Sr. Marco Caffe e representantes da BAE Systems Hägglunds.

A demonstração contou com os veículos que o CFN utiliza atualmente, como o SK-105, o JLTV, o MOWAG Piranha, o M113 e o CLAnf, proporcionando a possibilidade de vê-los todos juntos com o CV90120 e verificar as diferentes silhuetas de cada um.

O comando da DivAnf preparou no terreno uma depressão para que o CV90120 mostrasse que os 1.000HP de seu motor, conferem ao veículo força suficiente para transpor este tipo de obstáculo, como vocês podem conferir no nosso vídeo da demonstração aqui!
Após a demonstração, todos os presentes tiveram a oportunidade de conferir de perto como é o CV90120, uma oportunidade ímpar já que o carro seguirá para a Suécia em seguida. O Sr. Edward Kleberg da BAE Systems Hägglunds, fez as honras e forneceu importantes informações sobre o carro ao AE FN Carlos Chagas e ao CA FN Cláudio Leite, atual Comandante do Material dos Fuzileiros Navais.

O Comandante do Material dos Fuzileiros Navais concedeu ao Defesa Aérea e Naval uma rápida entrevista sobre a importância desta demonstração do Cv90120 na Divisão Anfíbia.
Um detalhe que despertou bastante curiosidade foi a esteira de borracha que os novos CV90 utilizam. A esteira de borracha é tão resistente quanto a de aço utilizada nos carros de combate atuais e conferindo ao veículo um nível de ruído bem menor, o que em combate pode fazer a diferença.

Na oportunidade tivemos dois sargentos a bordo do Cv90120 e logo em seguida dois soldados equipados embarcaram para poderem conferir como ficariam a bordo do veículo.
O Sr. Edward ofereceu a possibilidade de que os fuzileiros dirigissem o carro e o coube ao CMG FN Daniel Rubin, Comandante do Batalhão de Blindados dos Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) ser o primeiro a dirigir o veículo e verificar como é simples a dirigibilidade do CV90120.

No vídeo vocês podem conferir como foi a experiência do Comandante do BtlBldFuzNav ao dirigir o CV90120.

A MB provavelmente fará uma compra sem licitação, tal como escolheu os outros veículos. É uma medida legal, mas falta transparência sobre as razões da escolha.
Sendo assim, uma vez iniciado o processo de compra, está será mais rápida do que a licitação do EB.
Aparentemente ele não é tão mais largo do que os CLAnf
SK-105 tem cara, jeito e cheiro de brinquedo de criança. O atraso das forças armadas é uma vergonha.
Sk 105 já era pra tá no museu
O Exército é tão burocrático pra fazer as coisas, que vocês podem apostar comigo, o CFN vai fazer a licitação e se decidir primeiro que o Exército. Tudo bem que o Exército terá que adquirir carros em maior quantidade e mais requisitos terão que ser avaliado, porém, ainda assim são burocráticos. Se o EB for adquirir um parafuso é uma complicação sem fim. Eu sei disso porque já prestei serviço pro EB, aqui em Brasília, lá no 11º GAAE. Eu tinha uma empreiteira pequena, que prestava serviços de hidráulica e elétrica, e durante um período de 8 meses fizemos um serviço na rede elétrica de lá, porque era algo muito específico então o pessoal que eles tinham pra mexer com eletricidade só entendiam o essencial, mas não algo mais aprofundado. Era uma complicação sem fim!