A BAE Systems apresentou hoje, na Australia, um novo veículo terrestre não tripulado de última geração (UGV – da sigla em inglês Uncrewed Ground Vehicle), que oferece aos comandantes militares uma opção tática adicional, mantendo os soldados fora de perigo.
O Autonomous Tactical Light Armour System (ATLAS) Collaborative Combat Variant (CCV) é um UGV 8×8 modular e econômico, que foi projetado e construído com base na expertise mundial da BAE Systems em tecnologia autônoma e veículos blindados, em colaboração com parceiros do setor.
O campo de batalha do futuro contará com uma combinação de equipes autônomas, semiautônomas e humanas, aumentando a capacidade de combate e afastando os soldados das tarefas mais perigosas.
O ATLAS CCV operará com altos níveis de autonomia dentro e fora de batalha, complementando seus equivalentes com tripulação, como veículos de combate de infantaria e carros de combate de Cavalaria a um custo menor. O veículo incorpora tecnologias existentes e comprovadas para fornecer uma capacidade econômica que pode ser configurada e atualizada para a missão, de modo que continue a evoluir para combater tecnologias e ameaças novas e emergentes.
A BAE Systems está explorando continuamente tecnologias inovadoras que proporcionam às forças armadas uma vantagem tática em um espaço de batalha em constante mudança. O sistema de autonomia no núcleo do ATLAS CCV “conduzirá” o veículo, evitará obstáculos, planejará a rota e tomará decisões táticas.
Andrew Gresham, diretor geral de entregas de defesa da BAE Systems na Austrália, comentou: “Desenvolvemos o veículo ATLAS para dar aos soldados uma vantagem no campo de batalha moderno. Isso resultou em uma plataforma autônoma que realizará as tarefas mais arriscadas em um ambiente de combate”.
“O ATLAS permitirá que o Exército Australiano esteja preparado para lutar em ambientes litorâneos, ajudando o soldado a superar, manobrar e pensar melhor frente a ameaças convencionais e não convencionais. Temos experiência comprovada em tecnologias autônomas, desenvolvida ao longo de mais de 30 anos de projetos complexos. Estamos empolgados por este ser o primeiro UGV desse tipo a ser desenvolvido na Austrália e esperamos trabalhar com nossos parceiros do setor para entregar essa capacidade aos nossos clientes”, concluiu Gresham.
O ATLAS CCV está equipado com um novo sistema de torre de médio calibre, leve, econômico e altamente automatizado, chamado ‘VANTAGE ATS’, projetado para plataformas não tripuladas. Importante notar que a torre foi desenvolvida com um sistema de mira ‘humano na linha’ para maior precisão.
O ATLAS CCV é facilmente transportável, projetado para caber em um contêiner ISO padrão de 20 pés ou em um flat rack ISO de 20 pés, o que equivale, em medidas brasileiras, a cerca de 6 metros de comprimento por 2.2m de largura e 2.2 m de altura. O ATLAS também proporcionará um efeito multiplicador de logística para plataformas tripuladas, ampliando efetivamente a resistência de combate dos veículos atualmente em serviço.
A BAE Systems trabalhou com parceiros, incluindo a Supacat no Reino Unido/Austrália, a Valhalla Turrets na Eslovênia e o fabricante australiano Marand para fornecer o ATLAS CCV.
FONTE: AND,ALL – Agência de comunicação da BAE Systems no Brasil