A Divisão de Artilharia do Exército da Colômbia solicitou a cotação no mercado de defesa, com valores e condições para a seleção e aquisição de 9 sistemas de lançamento múltiplo de foguetes.
Uma das empresas convidadas seria a Avibras, que vai oferecer seu modelo ASTROS 2020 (Mk.7) recém-concebidos e adquiridos pelo Exército Brasileiro.
Para esta empresa, a Colômbia é um parceiro estratégico, onde foram realizadas negociações no passado sobre o sistema ASTROS, modelo que realizou demonstrações em 2007 e 2008 no estado de Huila, (centro do país ), com excelentes resultados.
A partir desta demonstração erroneamente foi declarado que o exército colombiano iria implantar este sistema, uma afirmação que não corresponde à realidade.
O modelo 2020 é um sistema que pode operar o AV-MT 300 Missil Matador (tático de cruzeiro) e SS40G foguete guiado (180 milímetros), com intervalos prolongados de até 300 quilômetros e um desempenho mais eficaz, reduzidos danos colaterais e menos veículos empregados (até 25%).
O sistema ASTROS, consiste de um veículo de comando e controle, seis lançadores múltiplos, seis veículos de fornecimento de munições, um controle de fogo do veículo, um veículo Trailer e um veículo meteorológico.
Cada lançador Astros 2020 pode disparar 16 salvas. O míssil tático AV MT-300 pode usar uma única ogiva de 200 quilos de alta fragmentação explosiva ou 24 granadas antipessoal ou antitanque. Este míssil usa GPS e orientação inercial, conferindo-lhe alta precisão.
FONTE: Infodefensa – E. Saumeth
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval