Por Luiz Padilha
O Orion é uma aeronave não tripulada de média altitude e longo alcance (Medium-Altitude, Long-Endurance Unmanned Aircraft), que combina um design aerodinâmico altamente eficiente com construção leve e propulsão de combustível eficiente, permitindo mais de três vezes a resistência e a gama de plataformas ISR atuais. A Aurora Flight Sciences recebeu um contrato de USD 48 milhões da US Air Force para realizar sua certificação.
Esta persistência que altera o jogo permite que uma única aeronave realize uma missão contínua de cinco dias enquanto carrega mais de 1.000 libras de carga útil na missão, permitindo uma área de cobertura drasticamente extensa. Um único UAV Orion pode realizar dois dias de vigilância persistente quando operar a partir de bases a mais de 3.000 milhas de distância do alvo de interesse.
Em 1 de julho de 2015, a Aurora recebeu notificação oficial da Fédération Aéronautique Internationale (FAI) que a Orion estabeleceu o recorde mundial de duração do vôo para um UAV controlado remotamente. O recorde foi premiado com base no vôo de 80 horas, 2 minutos e 52 segundos que ocorreu de 5 a 8 de dezembro de 2014. O recorde anterior para a mesma classe de aeronaves não tripuladas foi pouco mais de 30 horas, definido por um Global Hawk em 2001.
FOTOS: Aurora Flight Sciences