Durante muito tempo, as atividades relacionadas à manutenção dos ativos foram vistas somente como um custo. As altas despesas na realidade fabril eram utilizadas como justificativas para esse pensamento, ainda que tal execução seja extremamente necessária para a continuidade da linha produtiva.
Com o passar dos anos, as fábricas começaram a perceber que a parada repentina de um equipamento refletia negativamente não somente na entrega de seus produtos aos clientes – gerando, consequentemente, prejuízos monetários à companhia -, mas também na imagem/reputação da marca.
Desde então, as novas tecnologias, impulsionadas pela Indústria 4.0, têm ganhado força no mercado. Equipamentos cada vez mais modernos, assim como sensores, drones e IoT (Internet das Coisas, do inglês Internet of Things), passaram a fazer parte da realidade industrial, gerando importantes avanços, mas, também, deixando muitos gestores em dúvida sobre quais investimentos em manutenção contribuem positivamente para os seus resultados.
A tecnologia é um caminho sem volta (e necessário!) para a sobrevivência dos negócios. Frente aos vários desafios, que aumentam a cada dia, a previsibilidade virou prioridade para a empresa que deseja manter-se competitiva no mercado. Além disso, essa adaptação é constante, já que a tecnologia é rápida e muda o tempo todo.
Custo ou investimento?
A linha tênue entre o gerenciamento de custos e a produtividade é um desafio compartilhado por praticamente todas as indústrias.
No entanto, é importante destacar que todos os recursos empregados para a manutenção dos ativos precisam ser percebidos como investimento. Afinal, não basta ter o melhor produto disponível no mercado se o seu maquinário quebrar repentinamente e a sua empresa não conseguir responder às demandas.
Além de escolher, de forma estratégica, as tecnologias que farão parte do processo, é preciso, também, optar por fornecedores que estejam alinhados aos objetivos de negócio e prontos a atuarem juntamente à equipe de TI da companhia, possibilitando que os decisores tenham, em mãos, os dados necessários para as respostas que precisam.
Manutenção na Indústria 4.0: o que muda?
A palavra de ordem que a quarta revolução industrial trouxe é: escalabilidade. Crescer, agregar ainda mais valor e atender às demandas/expectativas dos clientes, sem aumentar expressivamente os seus custos é o novo norteador dos negócios.
Aplicando isso à realidade da manutenção, a preocupação está em obter uma produção ininterrupta, com paradas cada vez mais planejadas e estrategicamente pensadas, agregando às atividades as reais metas que as companhias desejam atingir. Para tal, podemos praticar três ensinamentos da Indústria 4.0:
Obtenha a previsibilidade de falhas: para antecipar-se a uma parada, as tecnologias como IoT, hardware e sistemas, que consolidam esses dados, são essenciais. O módulo de Gerenciamento da Estratégia da OKTO permite que você tenha um maior controle na gestão de todo ciclo de vida do ativo, de forma centralizada e totalmente integrada ao ERP. Com isso, é possível fazer análises qualitativas e quantitativas, prever falhas, diminuir o risco de parada dos ativos e garantir maior confiabilidade às operações.
Busque mais confiabilidade e eficiência na manutenção: programar o que realmente foi planejado e saber o que priorizar diante de tantas urgências são alguns dos exemplos dos desafios que o setor enfrenta. Para superar as dificuldades do dia a dia, a OKTO conta com um algoritmo capaz de avaliar diferentes critérios, permitindo que o tempo de programação seja reduzido consideravelmente e exista um controle mais estratégico das operações.
Reduza os custos desnecessários: tenha, à disposição, gráficos e dashboards que incluem os principais indicadores do seu negócio, tudo isso para apoiar as suas tomadas de decisão. Com o entendimento do parque industrial, assim como o controle e o domínio das programações planejadas, é possível avaliar, de forma estratégica, como reduzir desperdícios em uma operação. Com a OKTO, você acompanha os resultados em tempo real, por meio de análises estratégicas dos dados coletados, permitindo que decisões mais rápidas e precisas sejam tomadas em sua empresa.
Saiba como levar um DNA de tecnologia e inovação para a sua empresa!
Ao escolher os provedores de solução, avalie se os mesmos estão dispostos a serem verdadeiros parceiros desta jornada em sua empresa.
A plataforma OKTO fornece, para as indústrias, uma plataforma integrada de gestão de ativos, totalmente customizada para as necessidades individuais de cada negócio, entregando a confiabilidade e a escalabilidade que a sua companhia precisa.