A BAE Systems assinou um contrato no valor de US $ 90 milhões com a Administração de Material de Defesa Sueca (FMV) para duas novas variantes do CV90, que estão sendo adicionadas ao programa sueco de atualização do CV90 RENO.
As duas novas variantes serão entregues pela joint venture sueca da BAE Systems HB Utveckling AB, que reúne os sistemas BAE Hägglunds e Bofors Manufacturing Capacity. As novas variantes são; o veículo de manutenção direta, que fornecerá suporte crítico na linha de frente, reparo e recuperação de outros veículos, garantindo uma maior disponibilidade geral de veículos de combate; e a variante Combat Engineer, que aumentará significativamente a capacidade de garantir a liberação do caminho para o cumprimento da missão. Essas duas novas variantes se juntarão às formações mecanizadas do exército sueco com entregas programadas entre 2023 e 2027.
“Estamos orgulhosos de produzir essas duas novas variantes do CV90 para o exército sueco”, disse Tommy Gustafsson-Rask, diretor administrativo da BAE Systems Hägglunds. “A abordagem colaborativa envolvida no programa sueco CV90 RENO foi reconhecida como um fator de sucesso essencial para alcançar uma solução oportuna, equilibrada e econômica para atender aos requisitos de capacidade do cliente. Estamos ansiosos para apoiar nosso cliente sueco para aumentar sua eficiência de combate.”
As duas novas variantes do CV90 serão produzidas nas instalações da BAE Systems Hägglunds em Örnsköldsvik, Suécia e por Ritek em Levanger, Noruega. A Ritek é um dos principais parceiros industriais da BAE Systems Hägglunds no programa norueguês CV90. O papel de Ritek neste programa sueco é um marco significativo, movendo Ritek para a cadeia de suprimentos internacional da CV90.
“A Ritek demonstrou que possui a capacidade e as habilidades industriais necessárias para esse programa”, disse Peter Sedin, diretor de operações da BAE Systems Hägglunds. “Como nosso parceiro de produção do programa do Exército Norueguês semelhante, fazia sentido recorrer a Ritek quando estávamos procurando a configuração industrial ideal para esse importante contrato de FMV”.
Existem aproximadamente 1.300 CV90s em serviço com a Dinamarca, Estônia, Finlândia, Noruega, Suécia, Suíça e Holanda. O veículo possui um histórico comprovado de combate e foi projetado para acomodar crescimento futuro para atender às missões em evolução. Mais recentemente, a Eslováquia e a República Tcheca selecionaram o CV90 para substituir suas frotas de veículos de combate de infantaria.
O CV90 agora estará disponível em 17 variantes e foi projetado para fornecer mobilidade ideal, com o mais alto nível de proteção em qualquer terreno ou ambiente tático. O CV90 MKIV combina as velocidades de campo de batalha aprimoradas e o manuseio com uma arquitetura eletrônica atualizada para apoiar futuras capacidades de crescimento à medida que o complexo campo de batalha evolui.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: BAES
Ô la em casa!