Nos últimos meses e anos, o Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) tem sido exposto a um número crescente de ataques de interferência e falsificação em todo o mundo. A interferência e a manipulação de informações GNSS podem afetar a precisão da navegação e representar uma ameaça ao transporte e comércio globais. As bússolas giroscópicas (GIRO na linguagem da Marinha), da Anschütz, por outro lado, são muito robustas e resilientes.
Relatórios de incidentes de aeronaves e navios confirmam o aumento de interferência e falsificação, que atualmente estão entre as maiores ameaças à navegação. As áreas afetadas são o Mar Vermelho, o Mediterrâneo Oriental, o Mar Negro e, cada vez mais, a região oriental do Mar Báltico. Entre outras coisas, os clientes estão relatando sinais GNSS perdidos e inutilizáveis ”indo para todo lugar”.
Como a interferência e a falsificação afetam a navegação?
Simplificando, a interferência resulta em um sinal GNSS indisponível e, portanto, uma perda de latitude e longitude, bem como informações de Velocidade sobre o Solo (SOG) e Curso sobre o Solo (COG). A falsificação, por outro lado, resulta em um sinal GNSS incorreto e, portanto, informações incorretas de latitude, longitude, SOG e COG.
A bússola giroscópica mecânica Standard 22 NX da Anschütz funciona de forma confiável e autônoma sem nenhuma informação externa. O efeito de interferência e falsificação em uma Standard 22 NX é limitado ao valor de correção de erro de velocidade, que no pior caso pode desviar até 2,5°, mas é considerado menos crítico para a maioria das aplicações comerciais. As informações de direção permanecem disponíveis permanentemente, e há medidas para recuperar a precisão máxima como parte de um sistema de gerenciamento de direção da Anschütz.
Bússolas giroscópicas Strapdown, como a Standard 30 MF da Anschütz, usam sensores de taxa angular e acelerômetros. Em geral, as bússolas Strapdown precisam de entradas de velocidade e latitude para diferenciar entre o movimento do navio e a rotação da Terra. No entanto, a extensão em que entradas incorretas influenciam o cálculo do rumo depende dos algoritmos do respectivo fabricante e das características da bússola giroscópica.
A Standard 30 MF pode funcionar sem entrada de latitude. Esta função exclusiva foi testada intensivamente em um navio de abastecimento offshore, bem como em uma balsa do Mar Báltico, com apenas pequenos desvios de rumo. A precisão do rumo permanece dentro dos limites definidos pelos padrões de desempenho e teste.
Além disso, a falsificação com saltos de posição maiores é filtrada automaticamente, enquanto desvios menores na posição levam a um alarme. Como parte do sistema de gerenciamento de rumo Anschütz, também há medidas para trabalhar independentemente dos sistemas GNSS por 28 dias.
Informações de rumo constantemente disponíveis com as GIRO da Anschütz
Devido ao seu design, seus algoritmos e sua alta precisão, tanto a Standard 22 NX quanto a Standard 30 MF são confiáveis em caso de ataques de interferência e falsificação. Com a Standard 22 NX, apenas a correção de erro de velocidade é afetada de forma menor. A Standard 30 MF é extremamente robusta, pois pode trabalhar sem informações de posição, e os saltos de posição não têm efeito imediato no rumo.
Além disso, o sistema de gerenciamento de rumo Anschütz oferece opções eficazes com as quais os clientes podem minimizar ainda mais ou até mesmo eliminar completamente os efeitos de interferência e falsificação.
- Uso de um registro de velocidade convencional como entrada de velocidad
- Entrada independente de velocidade e latitude para cada bússola
- A combinação do Standard 22 NX e do Standard 30 MF em um sistema de bússola é possível
(efeito diferente de interferência e falsificação detectados pelo monitoramento de direção integrado) - A entrada manual de velocidade e latitude durante incidentes de interferência ou falsificação é possível.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN