A BAE Systems continua focada no fornecimento das munições de precisão mais eficazes e econômicas. Os foguetes guiados a laser APKWS® são importantes para o Departamento de Defesa dos EUA (DoD) e seus aliados em todo o mundo, pois eles permitem que os combatentes façam ataques de precisão, ou seja, de forma mais econômica.
Os foguetes APKWS são montados adicionando kits de orientação inovadores aos foguetes Hydra, que existem há décadas como munições não guiadas. O kit de orientação do APKWS não requer modificações nos componentes, lançadores ou plataformas de foguetes. Transformar os foguetes Hydra em munições de precisão requer treinamento mínimo e são fáceis de usar, basta apontar e disparar com eficiência.
A precisão e o baixo dano colateral da arma são incomparáveis com foguetes não guiados ou munições anti armaduras. Empregados pela primeira vez em 2012, os foguetes APKWS foram disparados milhares de vezes. Em combate, o foguete APKWS atingiu mais de 90% de taxa de acerto.
O APKWS é o único Programa de Registro do Governo dos EUA para foguetes guiados com precisão de 70 mm (2,75 pol.). A BAE Systems vende foguetes APKWS por meio de um contrato com a Marinha dos EUA, que fornece unidades a todos os ramos das forças armadas dos EUA e a aliados estrangeiros por meio do FMS (Foreign Military Sales). A Marinha dos EUA assinou recentemente um contrato plurianual IDIQ (Indefinite Delivery Indefinite Quantity) por US$ 2,68 bilhões em apoio à alta demanda, tanto interna quanto externa. As atividades do FMS apoiam mais de uma dúzia de países parceiros e o interesse de outros países.
A BAE Systems entregou mais de 35.000 unidades até o final de 2019 e espera entregar 18.000 em 2020. A empresa e sua cadeia de suprimentos estão equipadas para produzir 25.000 anualmente, a fim de satisfazer possíveis pedidos recebidos sob o contrato IDIQ da Marinha dos EUA. A empresa também está investindo em avanços no produtos, incluindo várias atualizações do sistema para melhorar a flexibilidade, o alcance e a letalidade da arma.
Os foguetes APKWS são qualificados em 17 das aeronaves militares mais numerosas do mundo, incluindo os helicópteros de ataque Cobra e Apache e os caças F-16 e F/A-18. As plataformas de tiro demonstradas incluem helicópteros de ataque nacionais e internacionais, caças multinacionais, veículos aéreos não tripulados e plataformas de decolagem e aterrissagem verticais.
Os foguetes APKWS também estão demonstrando sua flexibilidade de missão contra alvos de alta velocidade. Em dezembro de 2019, a Força Aérea dos EUA demonstrou os foguetes APKWS como munições viáveis para executar a defesa contra mísseis de cruzeiro (CMD). “O teste foi sem precedentes e moldará o futuro de como a Força Aérea executa o CMD”, disse o Col. Ryan Messer, Comandante da 53d Wing, na AFB Eglin. A munição é uma fração do custo do míssil comumente usado para a defesa de mísseis de cruzeiro, pode ser carregada mais rapidamente e as aeronaves podem transportar mais delas”.
“Sempre haverá a necessidade de um foguete de precisão de baixo custo para dar uma opção menos dispendiosa e com menos danos colaterais em operações de vários domínios, para adiminuir as mortes e maximizar o número de alvos neutralizados por missão”, disse John Watkins, vice-presidente da Precision Strike da BAE Systems.
A BAE Systems está comprometida em fornecer aos combatentes recursos sofisticados de ataque de precisão por meio de um portfólio diversificado de munições de precisão. A empresa também está investindo ativamente em tecnologia de munições, focada em distâncias maiores, maior letalidade e direcionamento autônomo para o emprego contra ameaças em ambientes contestados.
FONTE: BAE Systems