Por Levi Vasconcelos
Oleksander Kiva, vice-presidente da Antonov Company, a fábrica de aviões Antonov, da Ucrânia, vai desembarcar em Salvador na próxima semana para assinar o protocolo de intenções com o governo baiano para instalar-se na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Ilhéus.
As conversas já aconteceram com o governador Rui Costa, que delegou os secretários João Leão (Planejamento) e James Correia (Indústria e Comércio) para arrematar os ajustes finais.
A Antonov vai fabricar inicialmente aviões AN 38-100, de 27 lugares, mas também fabrica hoje o bombardeio Sukoy, um supersônico militar com capacidade para carregar oito mísseis. No caso, a ideia não é abrir uma filial brasileira e sim transferir a fábrica da Ucrânia para cá. A empresa virá trazendo para cá toda a tecnologia.
A aproximação com o Brasil se deu por conta das brigas entre a Ucrânia e a Rússia. Ou seja, lá o espaço ficou curto.
Vantagem baiana – Minas Gerais está querendo levar a Antonov para lá. Ilhéus está na vantagem: tem projetados porto e aeroporto e já em andamento a ferrovia.
Produção – Fundada em 1946 por Oleg Antonov, a Antonov já construiu mais de 22 mil unidades de cem tipos diferentes de aviões: de guerra, transporte de passageiros e usos diversos. Tem mais de 12 mil funcionários e está em 76 países.
ZPE em janeiro – Criada há 17 anos, a ZPE de Ilhéus tem prazo para começar a funcionar: janeiro de 2016. Otávio Pimentel, presidente da ZPE, diz que há várias empresas interessadas, mas pedem sigilo até assinarem o protocolo de intenções.
– Está tudo caminhando bem.
FONTE: A Tarde
COLABOROU: Marcy
Isto parece piada de mal gosto. Como disse o Adriano – Porto, Ferrovia, prontos em Ilheus? Está mais fácil o nosso governo iniciar uma obra parecida em Cuba do “zero” e termina-la em 2 anos e ainda levar de quebra a Antonov para lá. Não duvido não!
INTERESSANTE ,um substituto para o Bandeirante nas FF.AA e aviação civil ….
ZPE funcionando em Jan de 2016. Isto é pra rir???
Vcs sabem em que pé está isto aqui???
Mal existem alguns trechos terraplanados para a ferrovia lááááá longe, e só.
Porto e Aeroporto, kkkkkkkk, muita piada….
Abraços a todos
Segundos fontes não passa de um estudo para a montagem sob licença ou por uma “filial” (apenas isso), deste avião aí das fotos, que aliás não vende para ninguém.
Oportunidade para desencalhar o produto. Certificado em abril de 2000 e com apenas 11 entregues desde então, sendo que apenas um punhado continuam em operação.
Faz sentido, o Brasil está investindo pesado em aviação regional. Deve ser o segundo pais do mundo em potencial nesse tipo de aviação, depois dos EUA. Mas como o mercado americano já está consolidado, sobra o Brasil como o melhor para crescer.
Não é atoa que o nosso pais é recordista em ATR’s, com a Azul tendo a maior frota do mundo da marca.
Um avião desse porte está fazendo falta ao plano de aviação regional. Dos 270 aeroportos previstos, a maioria é pequeno.
Eu penso que o objetivo da fábrica em Ilhéus é uma localização central entre os seguintes mercados: América Latina em si, América central e África.
Muito boa notícia, entretanto a parte de transferência total da Antonov para o Brasil é bom ser cauteloso com esta interpretação da situação pelo autor do texto original.
Trocar uma fábrica de país envolve muitas coisas, entre elas a oposição do governo da Ucrânia e a oposição dos funcionários a deixar seu país. E isso tem ou não a ver com o desejo russo de produzir aeronaves no Brasil ? Isso poderia ser considerado alta TRAIÇÂO na Ucrânia.
A iniciativa está mais para uma filial brasileira da Antonov, a situação da UCRÂNIA pode se agravar (ou tragar a fábrica ucraniana) muito antes de se começar a transferir operações da Ucrânia no todo ou em parte.
Será certamente uma opção no futuro, mas dependerá se até o início das atividades da filial brasileira, a Antonov ucraniana ou mesmo a própria Ucrânia independente ainda estiver em atividade.
exatamente, e sobre a oposição do governo ucraniano, parece que esta a escapar a quase todos, o facto da Antonov ser propriedade do governo ucraniano… eles estavam em negociações com os peruanos… e também já tiveram com o Leonel Pavam no tempo quando este foi governador em santa catarina
Eu também tive o mesmo pensamento: quem sabe os dirigentes da Antonov sejam mais ligados a Rússia e analisando o desejo do Putin em colocar no solo brasileiro uma empresa que concorra com a Embraer(empresa filiada aos EUA) ao pensamento que se a situação da Ucrânia piorar as instalações da Antonov podem ser destruídas pelos PRO-Rússia. Uma boa saída seria mesmo vim para o Brasil, pois teria apoio russo e brasileiro para fixação aqui.
Espero que essa notícia se torne verdadeira.:)
Li o texto e agora que vi que o que ele vem fazer aqui é só assinar um PROTOCOLO DE INTENÇÕES. Isso me lembra muito a situação vivida pela fokker em Anápolis, a papelada foi toda assinada, a terraplanagem no terreno foi concluída e o MICO ficou na mão do governo de Goiás. Agora digamos que isso se torne uma realidade, duvido muito que a antonov transfira a fabrica inteira para cá, talvez ela transfira a fábrica e a tecnologia do AN38-100. Desde 2000 quando recebeu o certificado de voo somente 11 aeronaves dessas foram construidas, ou seja, essa aeronave não foi um sucesso de vendas.
Isso tá me cheirando à Rekkof…
O cara vem aqui, come uns acarajés, compra uns Nacibs para levar aos amigos na Ucrania, assina uma carta de intensões (se muito) e depois…nada. Não boto fé.
Ucrânia ???
Barbas no molho já .
kkkk nao so a barba,……nisso vc tem inteira razao….preciso o seu comentario…..isso ta cheirando papo plantado e c claro vies politico do gov da bahia q esta quebrado e falido…diversionismo mesmoooooooo……..sds
Eu nem ia falar de quem é o comando do Estado da Bahia … mas já que você falou no assunto … tá falado.
Estou um pouco cético com isso.
Uma empresa como a Antonov mudando-se totalmente pra cá? Os milhares de empregados e suas famílias concordariam em vir ao Brasil? Mas visto o conflito acho que a segunda questão pode até ser.
Mas a maior dúvida que eu tenho se for realmente verdade é: porque o Brasil? ‘-‘
Bem, tirando as dúvidas de lado, seria uma ótima notícia ela vir.
Dar-se a impressão que a Antonov,esta fugindo da Ucrânia,quando lemos isso, eu só vou crer mesmo nessa notícias quando as aeronaves estiverem voando de verdade,quando eu realmente vê-las sendo fabricadas aqui !
Depois da Alcântara/Ciclone ficou impossível acreditar na palavra dos ucranianos !
Pois é César. Li em vários sites ucranianos que a Yuzhmash que fabrica o cyclone IV ficara fechada até março por falta de encomenda, ou seja, essa foi uma maneira bacana dos ucranianos dizerem que ela está falida.
A respeito da Antonov fabricar bombardeiros Sukhoi: A Sukhoi (assim como a MiG, a Mil, a Tupolev, a Yakovlev…) é um escritório de projetos. Eles projetam as aeronaves e as fábricas na URSS as constroem. Depois do fim da URSS, a Antonov, que fica na Ucrânia hoje, ficou com uns projetos da Sukhoi.
Isso não causaria uma futura rivalidade pelo mercado nacional entre Embraer e Antonov?
A Antonov é uma empresa estatal ucraniana, acho muito estranho uma empresa estatal vir com todo o konw-how para um país estrangeiro… O povo ucraniano não vai deixar que isso aconteça… basta ver que a Embraer é uma empresa privada maioritariamente nas mãos de estrangeiros, nem 15% pertence a brasileiros, e os brasileiros já ficam preocupados com a globalização da Embraer.. imaginem uma empresa estatal. Recordo que a Antonov tem costume em fazer joint-ventures, já fez com o Iraque, tem um projeto com o Kazakistao, e chegou a ser cogitado uma parceria com o Peru, também já teve interessada em Portugal, mas o governo luso ignorou, e aqui no Brasil, quando Leonel Pavam foi governador de santa Catarina chegou a existir negociações, entretanto desistindo
Rui, vc esta bem a par do q realmente existe……inclusive nos idos de 1996 ja existiam negociacoes tbm c a LET da rep tcheca para se instalar parcialmente ai em seu estado (sc) alem da fab de caminhoes TATRA. Mas isso nao deu em nada pois q estas empresas estavam unicamente atras de grana (estavam quebradas e sem pedidos do bloco do leste da europa) q poderiam ser facilmente liberadas atraves de fartos financiamentos altamente subsididados
do gov federal (bndes) e bcos estaduais de fomento (haviam inumeros politicos atras disso)………enfim, esta eh outra historia …….sds
O que pode acontecer, se acontecer, é uma transferência temporária da fabrica para a Bahia depois de conseguirem parceiros privados, um bom financiamento, mas os ucranianos não vao dar jamais a sua jóia da coroa aos baianos ou mineiros
Ou isto é mais um hoax ou outra furada como a ACS e seu Cyclone 4 lotado de hidrazina que consumiu quase um bilhão e até hoje não saiu do chão.
Mauro, o An-70 é concorrente do A-400.
Parece bom demais para ser verdade. Poucos detalhes deste acordo (sigilo comercial) e muitas especulações. Melhor esperar o desenrolar disso aí.
Impossível acreditar!!! Mas será otimo a Antonov vir ao Brasil. Precisa apenas manter a diretoria e a administração atual… nada de colocar brasileiros na administração e na diretoria, pois a corrupção rola solta! Assim a empresa vai pro espaço. Queria ela em Minas Gerais… vamos ver no que dá.
Nada haver,
corrupção não é uma exclusividade brasileira e na Ucrânia também tem…
Num primeiro momento, vai ser uma concorrência com os ATRs…
Pelo menos esses vão ser fabricados aqui.
Muito bom, essa empresa acaba de receber a autorização do governo Ucraniano para iniciar a produção do seu mais novo cargueiro, o Antonov 70, concorrente do A 400 e do KC390.
Se ele é concorrente do A400M por definição não pode ser concorrente do KC-390. São dois aviões de dimensões absurdamente diferentes.
Eles não são concorrentes, operam em nichos diferentes. O KC é muito mais tático, já o An70 puxa mais para estratégico. De fato, ele concorre com o A400M, e se num me engano, o A400M é pra ser uma versão “ocidental” do An70…
Como assim vem uma parte da Antonov para Brasil?
Nai vem uma parte. Vem ela inteira!
A notícia é tao boa que custo a creditar. De qualquer forma so a instalação de uma empresa com este norral aqui no Brasil ja é um grande avanço para nossa indistria de defesa.
Apesar da grande mídia brasileira, vendida, não dar as boas notícias, alguns sites especializados nos trazem as boas novas.
INCRÍVEL!!!!!!
Não tem nada escrito sobre produzir caças no texto.
Mas está bem estranho esse texto, pois diz que vai fabricar inicialmente AN-38-100, mas também fabrica hoje o Sukhoi.
Se fabrica, fábrica lá. O autor apenas quis “mostrar” que é uma fábrica importante. Quem sabe como é difícil fabricar caças, sabe que esse fato por si só, deve-se manter o foco no avião informado: AN 38 -100.
Alguma coisa esta errada Antonov fabricando bombardeio Sukhoi ? são duas empresas distintas uma ucraniana e outra russa ,há um engano nessa informação,isso é claro !
Mas se a Antonov vier sera muito bom ,para nosso país !
A Antonov fabrica peças vitais para os caças russos na Ucrânia, não só caças mas para muitos armamentos inclusive os mísseis ICBM nucleares Russos e da família SS, o tio Putin não contava com essa.
Independente do tipo de aeronave saimos ganhando. Concorrência é bom e “saimos das mãos” dos EUA.
Que ótima notícia em meio a tantas ruins!
Se isso acontecer vai ser muito bom, e a Embraer vai ter um concorrente de peso aqui dentro.
Isso é brincadeira né?. A Sukhoi fabricar seus caças aqui no Brasil?.
O texto é claro. AN 38-100
Prezado Padilha, posso estar enganado, porem eu sou testemunha de qtas e inumeras vezes fabricantes de aeronaves quiseram ou disseram q queriam se instalar em alguns dos polos existentes na bahia…..eu mesmo gerenciei e estive aa frente de um destes intereses q em nada frutificaram ( LET )…..por acaso vc conhece este fabricante,montador da Rep Tcheca…..entao mon ami, esta eh mais uma daquelas noticias c claro vies poltico q serve pra agitar a galera da bahia e nao leva a nada a nao ser comer recursos a fundo perdido de algumas secretarias q sabe-se la aonde vao parar…… (incentivos fiscais) de um governo q esta falido a muitos anos……nem vou entrar nesta questiuncula para nao desviar
o foco principal….Antonov na bahia……..putzzzzzz…nao acredito em milagres…..e vc……. Sds
Meu amigo eu apenas noticiei o que foi publicado. Se eu acredito? Bem, sabe como é né? Prefiro ser cauteloso.
Brincadeira seria continuar a produzir na Ucrania, voce nao acha ?