Helicóptero passará por campanha extensa para testar capacidades e inovações ecologicamente corretas adotadas pela empresa
Após os primeiros voos realizados pelo H160, anunciados durante a Paris Air Show, feira de aviação europeia que se encerrou no domingo (21), a Airbus Helicopters lançou a campanha de ensaios em voo do modelo.
O H160 é o primeiro helicóptero a incorporar uma série de inovações de tecnologia limpa apresentadas pela empresa durante o Paris Air Show, e que fazem parte da estratégia de pesquisa e desenvolvimento da empresa para fornecer no médio e longo prazo soluções inovadoras sustentáveis, que possam reduzir os custos operacionais e de manutenção, melhorando a proteção ambiental, segurança, qualidade e desempenho.
Nos primeiros sobrevoos próximos ao solo do H160, por cerca de 40 minutos, a equipe de testes pode verificar o comportamento geral da aeronave e fazer algumas métricas. “Foi um início muito promissor em termos de estabilidade, vibrações e níveis de ruído”, disse Olivier Gensse, piloto de ensaios em voo. A partir daí, a campanha de testes vai avaliar todo o envelope de voo do helicóptero e suas novas tecnologias.
O H160 já utiliza o sistema Eco Way do Airbus Group que garante à aeronave eficiência energética de 15 a 20% superior em relação aos demais modelos graças à nova geração de motores Arrano da Turbomeca. Essa eficiência, combinada ao uso da aerodinâmica inovadora e sua fabricação com materiais mais leves, como os compósitos, refletem na redução do consumo de combustível e melhor desempenho ao operador.
As emissões de CO2 do H160 também foram calculadas em 20% menores por passageiro em relação aos níveis da gama atual e o índice de ruídos poderá ser reduzido em até 50%, em relação aos já silenciosos helicópteros do grupo, e 70% a menos do que o índice permitido pelas agências reguladoras. Essa diminuição tão significativa é possível com o emprego da tecnologia Blue Edge® nas pás do rotor principal e no Fenestron®.
Com uma iniciativa chamada Inovação Aberta, a Airbus Helicopters avalia novas tecnologias apresentadas por empresas e laboratórios externos em projetos cooperativos que estejam alinhados às necessidades dos clientes do grupo. Por isso, a empresa vem participando de uma série de testes em vários setores da aviação.
Um deles é de um novo tipo de motor a pistão de alta compressão, em apoio à iniciativa de um helicóptero verde, organizado pelo programa de pesquisa do instituto Clean Sky. Após os bem sucedidos testes em solo com um H120 do instituto nos últimos meses, a Airbus Helicopters entra agora na fase de testes de voo com o primeiro voo previsto nas próximas semanas. O protótipo do H120 com o motor a pistão de 4,6 litros e de alta compressão incorpora tecnologias já aplicadas aos motores de autoignição de automóveis.
Outra tecnologia apoiada pela companhia é o trabalho inovador do uso de compósitos nas pás dos helicópteros e a fabricação da lâmina em tecnologia Blue Egde, que já foi incorporada no H160.
O objetivo da Airbus Helicopters é desenvolver tecnologias maduras e processos que redefinirão o futuro de suas aeronaves, aumentando também a sua eficiência operacional.
FONTE: Convergência Comunicação Estratégica
Esta hélice em “suástica” é o que mais chama a atenção…
O que pretende esta ponta de hélice torcida ? Formar uma espécie de bolsão de ar estabilizador e mais quente para anular a vibração da ponta das pás ???
Que força absurda o “V” interno deve sofrer nesta configuração !!!
Se esta ponta em forma de bumerangue de compósito quebrar num acidente de pouso, ela deve se projetar a uma CONSIDERÁVEL distância e com os requisitos de leveza e resistência desta peça de compósito, neste caso, eu não queria estar na trajetória desta parte do hélice num acidente deste modelo de aeronave…