Munich / Falls Church, Va., 8 de novembro de 2021 – A Northrop Grumman Corporation e a Airbus Defence and Space, juntamente com sete empresas industriais, estabeleceram a ASPAARO, a Parceria Estratégica Atlântica para Operações Resilientes em Todos os Domínios Avançados. A ASPAARO fará uma proposta para realizar os Estudos de Viabilidade e Redução de Risco (RRFS) para a Agência de Aquisições e Apoio da OTAN como parte do programa de Vigilância e Controle do Futuro da Aliança (AFSC).
Os estudos de viabilidade são um marco importante no programa AFSC, que visa apoiar a OTAN e as nações da OTAN ao considerarem as futuras capacidades táticas de vigilância, comando e controle da Aliança após a atual frota do Sistema de Alerta e Controle Aerotransportado (AWACS) chegar ao fim de seu serviço vida em 2035.
Após a entrega de um conceito técnico de alto nível em 2020 por três membros da equipe (Airbus, Lockheed Martin e MDA), a Airbus continua a apoiar a OTAN na fase de conceito do programa AFSC junto com a Northrop Grumman e uma forte equipe incluindo Lockheed Martin (EUA), BAE Systems (Reino Unido), KONGSBERG (Noruega), MDA (Canadá), GMV (Espanha), Exence (Polônia) e IBM (EUA).
O ASPAARO oferece um conjunto incomparável de habilidades e recursos que abordarão as ameaças de hoje e amanhã e atenderão aos requisitos da Aliança em todos os domínios. A equipe da indústria irá alavancar os seus conceitos de múltiplos domínios, tecnologias avançadas e designs integrados para preparar o caminho para uma arquitetura totalmente interoperável entre as nações da OTAN, ao mesmo tempo que impulsiona a inovação através de acesso, investimentos e experiência combinados.
“Os sistemas de vigilância e controle de ponta estão no caminho para garantir o sucesso operacional contínuo da OTAN, com o qual estamos totalmente comprometidos. Sentimo-nos privilegiados por apoiar este programa estratégico da OTAN, alavancando a nossa experiência e capacidades em operações multi-domínio, vigilância e inteligência. Com esta equipe, estamos oferecendo nosso compromisso de fornecer à Aliança Atlântica as soluções tecnológicas mais poderosas para garantir que ela permaneça à frente da curva nos teatros de operação conduzidos por múltiplos domínios do amanhã.” disse Michael Schoellhorn, CEO da Airbus Defense and Space.
O Presidente de Sistemas Aeronáuticos da Northrop Grumman, Tom Jones, enfatizou o foco da ASPAARO nos requisitos da missão do cliente da OTAN. “ASPAARO reúne as melhores capacidades industriais em toda a comunidade da OTAN para atender às necessidades cada vez mais vitais de vigilância e comando e controle. Num ambiente de ameaças em rápida evolução, a OTAN precisa da vantagem estratégica proporcionada pela vigilância e controle avançados; A ASPAARO está empenhada em fornecer essas capacidades incomparáveis ao programa AFSC da OTAN.”
A decisão sobre a adjudicação do contrato para os Estudos de Viabilidade e Redução de Risco para o AFSC da OTAN está prevista para 2022.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
OTAN é mosca morta, a Rússia hoje está cada vez mais forte e com um exército extremamente poderoso, enquanto a OTAN depende incessantemente dos EUA pra tudo.
Não é por escreveres uma mentira, que ela vira verdade.