Paris, 25 de fevereiro de 2025 – A Agência Francesa de Aquisição de Defesa (DGA) concedeu o contrato para a Rede IP da Força Naval (RIFAN) estágio 3 a um consórcio industrial liderado pela Airbus Defence and Space e também composto pelo Naval Group. Com um valor máximo de 480 milhões de euros e uma duração máxima de 10 anos, o contrato cobre o desenvolvimento de atualizações RIFAN, sua implantação e manutenção operacional.
“A Airbus Defence and Space está envolvida no desenvolvimento e implantação da rede e sistemas de comunicação de navios da Marinha Francesa há quase 15 anos”, disse Eric Even, Chefe de Espaço Digital na Airbus Defence and Space. “Com a RIFAN 3, estamos nos preparando para o próximo estágio, o do combate naval colaborativo, combate em rede de todos os ativos e plataformas envolvidos em operações navais.”
Os desenvolvimentos serão realizados incrementalmente entre 2026 e 2030 e implantados em navios entre 2028 e 2032. Mais de 80 embarcações serão equipadas com a rede RIFAN 3: porta-aviões, porta-helicópteros anfíbios, fragatas, embarcações de comando e suprimento, embarcações de patrulha, caça-minas, submarinos e embarcações de apoio.
Este novo contrato RIFAN 3 visa, em particular, aumentar a conectividade entre navios para atender progressivamente às necessidades de combate colaborativo, graças aos novos meios de transmissão de alta velocidade e baixa latência que serão implantados em embarcações da linha de frente.
A resiliência da rede também será fortalecida pelo desenvolvimento de mecanismos de reconfiguração rápida para se adaptar aos meios de comunicação disponíveis em diferentes cenários táticos e operacionais. Diante das crescentes ameaças cibernéticas, a rede também contará com segurança cibernética aprimorada para preservar a integridade e a continuidade das operações.
O sistema RIFAN 2 foi comissionado pela Marinha Francesa e pela Airbus Defence and Space e seus parceiros entre 2012 e 2016. Ele reúne e opera todos os recursos de comunicação disponíveis a bordo, como Syracuse IV, Comcept, constelações de satélites comerciais (LEO, MEO e GEO) e recursos de rádio. Ele permite que as embarcações se comuniquem em uma rede IP garantindo um nível muito alto de segurança e troquem dados com níveis de classificação que variam de “desprotegido” a “secreto”.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN