Por Craig Hoyle
A Airbus Defence & Space testou a capacidade do A400M para reabastecer simultaneamente duas aeronaves de combate em voo, uma vez que promove as capacidades do avião como reabastecedor tático.
“Foram realizados quatro voos, com o A400M efetuando 74 contatos e passado 27.2t de combustível” para dois Boeing F/A-18A da Força Aérea Espanhola, informou a Airbus. A atividade foi realizada em altitudes entre 20 mil e 33 mil pés, e em velocidades que variaram de 180kt (333 kmh) a 300kt, acrescenta.
Descrevendo o A400M como “o reabastecedor tático mais capaz no mercado”, a empresa diz que o “Atlas” terá a capacidade de transferir 34t de combustível, demorando 2 horas e operando à 500nm (930 km) de distância de sua base operacional. Sua capacidade máxima de combustível normal é 50.8t, mas esta pode ser aumentada com a instalação de tanques adicionais dentro de seu compartimento de carga.
A Airbus está oferecendo a capacidade de reabastecimento A400M, além de sua aplicação o transporte aéreo de linha de base, enfrenta a concorrência no mercado petroleiro tático partir da Lockheed Martin KC-130J. O modelo norte-americano está operacional com os EUA Corpo de Fuzileiros Navais e as forças aéreas da Itália e Kuwait, e também foi ordenada pela Arábia Saudita. Concurso para ambos os tipos também virá de KC-390 da Embraer, que fez seu vôo no dia 3 de fevereiro.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE:Flightglobal
Ao contrario do que os comentadores daqui tem mencionado, alias arrasando e tentando humilhar Portugal, considerando os portugueses desonestos como já vi… é cultural no brasil essas manifestações infelizes cheios de rancores e complexos em relação aos lusos, a realidade é que noticias de hoje, Portugal reforça a sua posição de parceiro de risco, ontem aprovou a disponibilização de mais 36 milhões de euros para o desenvolvimento do projeto kc390, vejam as noticias…
continuo a informar um parceiro de risco não tem obrigação absolutamente nenhuma de comprar o produto, no entanto sera muito bom para Portugal se comprar o KC390, se existiu parceiro que se tem mantido fiel ao projecto, esse é Portugal, argentina e techocos, quando chile, África do sul, e Colômbia deram o fora… e no entanto para certos coitados é Portugal e argentina que são países de me**** como já li, enfim brasil…
O A400 foi o maior erro do ministério da defesa português, estava no programa, já tinham investido e um ministro da defesa resolveu interromper a participação do programa, mas anos mais tarde participarem em outro mais moderno sem garantias nenhumas de sucesso… o incrível é que ficava todo entre europeus, o avião é montado no sul de Espanha… enfim erro
Mal vejo a hora da Embraer divulgar vídeos do KC-390 realizando testes de reabastecimento com os A-1M e F-5EM