O Grupo de Estaleiros Damen e a Marinha Mexicana, através da Diretoria Geral da Construção Naval, estão atualmente trabalhando em conjunto para construir o Patrulheiro Oceânico de Longo Alcance (POLA), a embarcação mais avançada da América Latina.
Assim, a Marinha Mexicana vai se juntar à lista de marinhas mundiais que têm embarcações da Damen Schelde Naval Shipbuilding nas suas frotas. O POLA será a versão da Fragata Damen SIGMA 10514, um design comprovado que registou internacionalmente resultados satisfatórios. O POLA vai ter 107 metros de comprimento, com uma boca de 14 metros. Será capaz de navegar a velocidades até mais de 25 nós com um alcance de mais de 20 dias.
Um representante da Damen afirmou, “Esta embarcação é capaz de levar a cabo várias missões, tais como salvaguardar a soberania mexicana, cooperação internacional em matéria de segurança, operações de busca e salvamento de longo alcance e ajuda humanitária. O POLA vai permitir ao estado mexicano aumentar a sua cobertura de vigilância e a proteção dos interesses marítimos mexicanos para além da Zona Econômica Exclusiva”.
A Damen, com a sua experiência global na construção de embarcações complexas, está transferindo conhecimento para a industria de construção naval mexicana através deste projeto. Este é um processo que a Damen realiza regularmente através da Cooperação Técnica da Damen (DTC). Este projeto, no entanto, leva o conceito da DTC para o nível acima. A Damen e a Marinha Mexicana tomaram a decisão de construir duas das seis secções modulares da embarcação na Damen Schelde Naval Shipbuilding (DSNS) em Vlissingen, Holanda.
Os outros quatro módulos,serão construídos localmente no México. A construção destes módulos, bem como a sua integração, serão levadas a cabo por um estaleiro subcontratado da Damen, sob a sua supervisão. “Deste modo, na sua maior parte, a embarcação será construída para o México, no México e por mexicanos”.
Durante a construção dos módulos na Europa, uma equipe mexicana estará sediada na Holanda para supervisionar o processo e receber a transferência de conhecimento. Ao mesmo tempo, a Damen beneficia da transferência de conhecimentos específicos da região da delegação mexicana.
O primeiro destes módulos já chegou ao México, onde será integrado pelo pessoal mexicano em dois desses já construídos em Salina Cruz. Apenas quinze meses após a assinatura do contrato, o casco já está completo e na doca seca, já estando preparado para receber os outros três módulos de superestrutura.
A cerimônia de lançamento do POLA está prevista para novembro de 2018. Depois disso, um processo totalmente integrado de configuração para o trabalho, colocação em funcionamento, treino, testes e ensaios continuará em 2019.
FONTE e FOTOS: Damen
Acho que 10514 tem umas 1700 tn. e alcança apenas 25 nós, como naviuo patrulha oceanico é exelente, mas como corveta seria uma “corvetinha”, acho que a DAMEN poderia oferecer um projeto mais próximo das 2.500 a 3.000 tn desejadas, isso implica em maior capacidade de armas, maior despensa para mantimentos e capacidade de se manter navegando, maior capacidade de combustivel, etc, o que é desejado para uma corveta de ponta que possa servir ocasionalmente como escolta para o Atlantico.
será que a classe tamandaré vai se construída nesse ritmo? ou vai levar 17 anos como foi a barroso? parabéns aos mexicanos espero que a classe tamandaré saia nesse mesmo ritmo
Pelo pouco que sabemos a Damen participa do programa das corvetas da MB, caso saia vencedora teremos a mesma concepção das fragatas 10514, adaptadas às nossas necessidades de corvetas. Estamos ansiosos para saber quem sairá pré qualificados, pois envolve muita coisa, financiamentos, contra partidas, porém, considero que tanto Engeprom, quanto MB estão qualificados para esta decisão.