LONDRES – A Eurocopter está se preparando para aumentar a produção de sua família de helicópteros Super Puma, apesar dos atuais problemas com a frota de EC225/EC725 de transporte para plataformas de óleo e transporte militar.
De acordo com o diretor do Programa Super Puma Janick Blanc, a empresa está ampliando a linha de produção em Marignane perto de Marselha, França, e essa ampliação vai permitir à empresa produzir cerca de 50-60 helicópteros da família Super Puma a partir de 2014 em comparação com cerca 30 atualmente construídos.
A família inclui o helicóptero civil Super Puma EC225 e o helicóptero militar EC725, bem como o AS332L1e, AS332L + e variantes AS332C1e do Super Puma desenvolvidos na década de 80.
O AS332C1e é uma versão de fuselagem encurtada do Super Puma, que a Eurocopter vê como um concorrente direto para a família de helicópteros o Mil Mi-8 e Mi-17 produzidos na Comunidade de Estados Independentes (CEI). A empresa acredita que pode tomar uma parte do mercado dos operadores que atualmente utilizam o helicóptero de fabricação russa como transporte utilitário e como apoio humanitário das Nações Unidas.
O Mi-8 é muitas vezes fretado pela ONU por causa de seu custo relativamente baixo de aquisição. Mas a Eurocopter argumenta que o Mi-8 tem um custo operacional mais elevado e que, ao usar o Puma, as empresas teriam que fazer um investimento inicial maior, mas com menor custo operacional. Até agora, a empresa já vendeu duas aeronaves AS332C1e para a Starlite Aviation da África do Sul. A primeira aeronave está passando por testes de vôo e deve obter a certificação da Agência Europeia da Segurança Aérea, durante o segundo semestre deste ano. O + L1 e L1e foram certificados no ano passado, e o primeiro L1e de produção está sendo preparados para entrega à Guarda Costeira finlandesa, que o utilizará em missões de busca e salvamento.
A empresa está em processo de entrega de helicópteros EC725 para a Força Aérea da Malásia e em breve irá entregar um par de AS332L1 Super Pumas ao governo da Geórgia para operações VIP. Também na linha de produção está atualmente o 16 EC725 para as Forças Armadas brasileiras. Esta aeronave será a última EC725 do programa H-XBR brasileiro a ser construída na França. Após a entrega dessa aeronave, todas as seguintes serão montadas e testadas em vôo pela Helibras subsidiária brasileira da Eurocopter, com sede em Itajubá, em Minas Gerais.
FONTE: Aviationweek
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Compra quantos MI com a grana de 1 EC725?