Por Guilherme Wiltgen
O Embraer KC-390 (PT-ZNJ) iniciou sua viagem para participar do Paris Airshow 2017, em Le Bourget, nesse sábado (10), em São José dos Campos (SP), sede da Embraer. Com escalas em Recife e Las Palmas (conforme consta do site Flightradar24), o KC-390 seguiu para fazer uma outra escala, não técnica mas estratégica, na Suécia.
A ida à Suécia visa apresentar a nova geração do avião de transporte multimissão à Flygvapnet (Força Aérea Sueca), que hoje utiliza o antigo C-130H Hércules.
Em abril desse ano, o rei da Suécia, Carl XVI Gustaf, esteve no Brasil e visitou o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN), localizado em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. Nessa oportunidade, o rei conheceu, além das instalações que abrigam o desenvolvimento tecnológico do Gripen NG no Brasil, a linha de montagem do KC-390, que está localizada na mesma unidade da Embraer.
Na última semana de maio o Ministro da Defesa, Raul Jungmann, defendeu a ideia de uma parceria internacional no programa do cargueiro da Embraer, com a possível entrada da Sueca Saab, que já é parceira do Brasil no programa F-X2.
O KC-390 deverá ser apresentado aos militares suecos em Gothenburg, onde pousou, seguindo posteriormente para a França.
A Embraer está levando para essa edição do Paris Air Show, além do KC-390, o novíssimo E195-E2, com um lindo esquema de pintura que traz escrito “Profit Hunter” (Caçador de Lucros), um Legacy 650 e um ERJ-145, expondo sua linha de produtos de defesa, comercial e executiva.
Espero que nesse Paris Airshow 2017 seja o palco de anúncios de compradores do KC-390 e provavelmente Portugal vai deixar pra esse evento o anúncio da compra do KC-390.