Por Rubens Barbosa Filho
Como parte de um contrato firmado para venda de 6 aeronaves A-29 Super Tucano, entre a Embraer Defesa & Segurança, o Ministério da Defesa e Veteranos da República de Mali, duas aeronaves foram vistas nesse sábado (17) em São José dos Campos.
O contrato engloba um contrato de suporte logístico (CLS) para a operação dessas aeronaves e também a instalação de um sistema de treinamento para pilotos e mecânicos da Força Aérea do Mali (Armée de l’air du Mali).
Os aviões serão utilizados para missões de treinamento avançado, vigilância de fronteiras e de segurança interna.
Estes exemplares contam com painéis cerâmicos de proteção balística na fuselagem, que protegem a área do cockpit e incrementam a capacidade de sobrevivência da tripulação em missão, padrão dos A-29 vendidos a Forças Aéreas internacionais.
Nas próximas entregas por favor vejam se conseguem fazer fotos que dê pra ver a parte de cima das asas.
A coisa mais difícil é descobrir o padrão de camuflagem usado nelas. Obrigado e abraço.
Allan os nossos não tem porque na época que foram comprados essas proteções balísticas não existiam
O engraçado é que nossos A-29 não possuem essas proteção balística, enquanto que todos vendidos para fora possuem.
Bonita a pintura Desert Tucano!
Lyw, os americanos podem embargar a venda porque mais de 20% dos itens são de procedência americana. Não tenho certeza se é 20% ou 30%. Mas existe essa percentagem limite, na qual a nação fornecedora pode exercer direito de veto. Agora, mesmo que fosse só 5%, só mesmo o motor, acho que eles também poderiam embargar.
Algum advogado por aí pra confirmar?? rsrsrsrsrs
Forte abraço a todos! 😉
O Governo americado embargou a venda para a Nigéria.
O pior que mesmo que a Embraer tentasse vender via São José dos Campos, com produção made in Brazil, os amis proderiam vetar a venda de qualquer modo, já que a aeronave não voa sem os componentes de procedência americana presentes nela, como o motor!
Bom saber que estes não estão saindo de Sierra Nevada. Ufa!!! Mas e os que seriam à Nigéria?!?!