Por Guilherme Wiltgen
Em 1979, o governo sueco iniciou estudos para o desenvolvimento de uma aeronave que unisse capacidade de realizar missões de combate, ataque e reconhecimento para substituir o Saab 35 Draken e o 37 Viggen.
A Força Aérea da Suécia (Flygvapnet) queria uma aeronave totalmente informatizada e que poderia, facilmente, alternar entre as três missões. Esse foi um enorme desafio para a Saab.
E assim, um novo design foi desenvolvido como JAS 39 (Jakt, Attack, Spaning).
O rollout ocorreu em 26 de abril de 1987 e, um ano e meio mais tarde, as 12h21 do dia 9 de dezembro de 1988, o piloto de testes chefe da Saab, Stig Holmström, decolou com o primeiro protótipo do novo caça para um voo que transcorreu sem problemas.
Em 8 de junho de 1993, o primeiro dos trinta JAS39 encomendados pela Försvarets Materielverk (FMV), foi entregue em Linköping.
O Gripen 39102, primeira aeronave de produção, foi oficialmente entregue à Swedish Air Force (SwAF). A última aeronave desse lote inicial foi entregue em 1996.
Os primeiros 120 Gripen da Força Aérea sueca, sendo 106 monoplace e 14 biplace, foram designados JAS 39A e JAS 39B, respectivamente. Os demais 84, sendo 70 monoplace e 14 biplace, foram designados JAS 39C e JAS 39D, respectivamente.
No total, foram entregues 204 aeronaves à Swedish Air Force (SwAF).
O segundo protótipo do JAS 39 Gripen, está preservado no Flygvapenmuseum (Museu da Força Aérea Sueca), em Liköping.