A Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A – NUCLEP entregou à Itaguaí Construções Navais (ICN), nesta terça-feira (06/01), as subseções 05, 06 e 07, que compõem a seção 2A do SBR-1. Esse será o primeiro submarino da classe Scorpéne produzido no país, em parceria com o governo francês, com previsão de ser lançado oficialmente em 2017.
As subseções encontram-se unidas e prontas para receber o escotilhão – importante peça do casco resistente que permitirá a retirada de grandes equipamentos, como os motores a diesel, durante os períodos de manutenção de maior complexidade. A seção irá se juntar à parte da “vela” do submarino, uma das partes mais complexas da embarcação.
Juntamente com a entrega da seção de qualificação, realizada em 02/09/2014, a entrega das subseções 05, 06 e 07 constitui mais um importante avanço no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e reforça a capacidade da NUCLEP em atender com excelência as demandas estratégicas do país. Empresa Estratégica de Defesa (EED), a NUCLEP tem um portfólio que abrange, além dos cascos resistentes, a construção de equipamentos para usinas nucleares e para plataformas de exploração de petróleo, entre outros.
Iniciado em 2008, o PROSUB é uma parceria firmada entre o Brasil e a França e prevê, entre outros pontos, a transferência de tecnologia necessária à construção de quatro submarinos convencionais diesel-elétrico e também do futuro submarino brasileiro de propulsão nuclear.
FONTE:NUCLEP
Esse deverá ser o novo Humaitá, estou certo?
Tendo em vista a grande proximidade e afinidade do Almirante Leal Ferreira ao Decano dos Submarinistas Alfredo Karam é pouco provável qualquer solução de continuidade no apoio e prioridade do Comando da Marinha ao ProSub. Com a troca de guarda é mais provável a inversão da prioridade do ProNae em favor do ProSuper. Mas isto são cenas para os próximos capítulos…
A popa também deve ser complicada de fabricar. Esse Riachuelo esta com as águas bem fluidas.
Notícia muito profícua. Estamos na contagem regressiva!
Não só na contagem regressiva como principalmente na contagem progressiva, como diria Odorico Paraguaçú . . . . . .rsrsrsrsr . . . . saudações . . . . .
Não vejo a hora de ver os quatros navegando por nosso mares.
Esse sai nem se for na marra a multa por possíveis atrasos tanto da MB como da DCNS devem ser altíssimas.
Padilha esta saindo o bicho, isto me da uma enorme alegria