O Estaleiro Austal nos EUA, anunciou o lançamento do novo Joint High Speed Vessel (JHSV). O Departamento de Defesa dos EUA (DOD’S) dá prosseguimento a construção da próxima geração de navios para a Marinha dos EUA (USN). Com 103 metros, o catamarã de alta velocidade foi recentemente batizado de USNS Choctaw County (JHSV 2).
O estaleiro Austal está atualmente sob contrato com a Marinha dos EUA para construir nove JHSVs dos 10 navios, num contrato de U$ 1,6 bilhão e mais cinco LCS classe Independência , uma variante de navios classe Litoral Combat Ship, com contrato de US $ 3,5 bilhões.
Os JHSVs são projetados para o transporte de tropas e seus equipamentos, apoiar os esforços de ajuda humanitária, operar em águas rasas e atingir velocidades superiores a 35 nós totalmente carregados. Os navios serão uma plataforma conjunta de uso entre o Exército dos EUA e a Marinha. Para o LCS e o JHSV, o primeiro contrato é combinado entre a Austal e a General Dynamics Advanced Information Systems, uma unidade de negócios da General Dynamics.
Como integradora de sistemas, a General Dynamics será responsável pela concepção, integração e testes de sistemas eletrônicos de bordo, incluindo o sistema de combate, redes e controle seaframe.A abordagem de arquitetura aberta, permite que a comprovada a capacidade para o crescimento acessível e eficiente no desenvolvimento de tecnologias. Brian Leathers, presidente interino e diretor financeiro da Austal, comentou: “Esta é a primeira viagem do navio, um dos muitos em seu futuro. O estaleiro Austal projetou este navio para servir como um burro de carga, de trânsito rápido para nossos militares afim de ajudar nos esforços humanitários e de transporte de tropas e seus equipamentos de porto em porto. É devido ao importante papel que vai desempenhar no intra-teatro de implantação/transporte, que a equipe JHSV- Austal, se orgulha de nossa parte no sentido de facilitar o sucesso do programa JHSV.
FONTE: Shephard