Por Carolina Ambinder
Ontem (28), organizado pelo Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha do Brasil (CEPE-MB), ocorreu o Simpósio “Portfólio Estratégico e a Transformação da Marinha”, no Auditório Almirante Tamandaré, na Escola de Guerra Naval (EGN).
O Simpósio contou com a abertura do Alte. Esq. (RM1-FN) Paulo Martino Zuccaro, Presidente do CEPE-MB, e com os seguintes temas e seus respectivos palestrantes:
• “Portfólio de Projetos e Estratégias Institucionais” (Profa. Dra. Elaine Tavares – COPPEAD/UFRJ);
• Portfólio de Projetos Estratégicos de Defesa” (Contra-Almirante Alexandre Amendoeira Nunes – Subchefe de Logística Estratégica do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas/SUBLOGE-EMCFA); e
• “Portfólio de Projetos Estratégicos da MB” (Vice-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz – Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada/Vice-CEMA).
Após as palavras, houve debate moderado pelo CMG (RM1-FN) Adriano Lauro, Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM).
O evento foi aberto ao público, contanto com a participação de civis (à nível de graduação, pós-graduação e empresários) e militares, para além dos alunos e servidores da EGN, o que demonstra a atuação da instituição na difusão dos assuntos de defesa na sociedade, integrando-se a indústria e a academia.
FOTOS: Carolina Ambinder