A Saab assinou um contrato com a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) referente a serviços de suporte e manutenção para o caça JAS 39 Gripen C/D. O pedido garante operação contínua e uma solução econômica em relação à manutenção e disponibilidade do sistema. O pedido está avaliado em SEK 308 milhões.
Este pedido inclui desenvolvimento, estudos e testes relacionados à manutenção traseira do JAS 39 Gripen C/D, desenvolvimento de um conceito de embalagem e estudos sobre como, do ponto de vista da manutenção, o Gripen C/D e o Gripen E podem efetivamente coexistir nas frotas. O pedido também inclui computadores e aviônicos.
O pedido é um cancelamento de uma opção no âmbito de um acordo anterior com a FMV relacionado a garantir a operação contínua e medidas de aprimoramento de capacidade para o JAS 39 Gripen C/D, um acordo que foi comunicado em 16 de dezembro de 2022.
Em 2023, dois serviços adicionais foram encomendados com um valor total de aproximadamente SEK 220 milhões. Esses serviços incluem a integração do designador de alvo LDP15 (Laser Guided Pod) no JAS 39 Gripen C/D, bem como a aquisição de sistemas de suporte e equipamentos de manutenção relacionados.
O trabalho, que já está em andamento, está sendo realizado na Saab em Linköping e Arboga.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Mais um exemplo de quê a própria Flygvapnet prefere manter os Gripens C/D, ao invés de embarcar de vez nos E/F… Mas eu até entendo, os Gripens C/D são bons, bonitos e baratos…