O Eurodrone, um ambicioso projeto de colaboração europeia, está programado para decolar em 2029. Como um sistema aéreo não tripulado, ele deve ser capaz de detectar independentemente o tráfego aéreo ao seu redor e evitar outros objetos voadores. Com seu radar “Detect and Avoid”, a HENSOLDT está tornando possível o espaço aéreo seguro do futuro.
O radar DAA (“Detect and Avoid”) tem um alcance de 20 quilômetros e atua em um alcance de 220 graus. A empresa atende a um mercado em crescimento dinâmico: os sistemas aéreos não tripulados desempenham um papel cada vez mais importante em aplicações militares e civis. Apenas para usos civis, por exemplo, missões de resgate, mapeamento de terreno ou aplicações logísticas, estima-se que mais de 2,5 milhões de drones estarão em uso em todo o mundo até 2025. Cerca de 100 países já estão usando drones em aplicações militares.
Radar DDA: melhor que o olho humano
O radar principal DAA da HENSOLDT usa a tecnologia AESA (Active Electronically Scanning Array), que cobre um alcance de 220 graus até uma distância de 20 quilômetros. A tecnologia combina a vigilância de ultra-alta resolução de todo o espaço aéreo com a rápida detecção automática e rastreamento de outros sistemas aéreos.
Além disso, ele pode detectar o solo, melhorando assim a navegação, e até mesmo ser usado como um auxílio ao pouso. Com recursos adicionais, como detecção do tempo, ele suporta a navegação de drones através de turbulências nas proximidades de tempestades.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN