As compensações técnicas para um radar marítimo são complexas e existe uma variedade de soluções e produtos possíveis. No entanto, todo radar nasce de decisões de design que definirão seu desempenho em serviço. Uma das principais decisões de projeto em relação a qualquer radar é a banda de frequência operacional. A maioria dos radares marítimos militares disponíveis no mercado opera com frequência nas bandas S ou banda C.
No entanto, o desempenho desses radares não é simplesmente intercambiável. Cada banda operacional oferecerá vantagens distintas de desempenho em áreas específicas. Este artigo discute, de uma perspectiva de desempenho do radar, os benefícios de cada banda e os principais fatores que devem ser considerados.
Fatores Comuns
Os radares marítimos operam em uma ampla gama de frequências, sendo seu papel ditado pelas capacidades de propagação e discriminação das detecções de alvos nos respectivos comprimentos de onda. Em suma:
Em resumo, cada uma das bandas de radar é usada e possui os seguintes benefícios:
• Banda L: transmissões de comprimento de onda ‘longa’, propagam-se extremamente bem pela atmosfera e são altamente resistentes ao clima. Normalmente usado para radares de longo alcance, de 400 a 1.000 km, dependendo do tamanho e potência da antena. A precisão desses radares é bastante baixa, portanto, eles são usados para conscientização da situação, para informar a existência e a localização aproximada do tráfego aéreo.
• Banda S: os radares de comprimento de onda ‘curta’ são ideais para faixas médias de até 400 km, ainda oferecendo boa resiliência climática e redução de interferências climáticas, com níveis adequados de precisão para o envolvimento de armas guiadas (ou seja, use seus próprios buscadores). Esses radares fornecem imagens de vigilância detalhadas, estáveis e precisas o suficiente para caracterizar alvos e comparar com outras fontes de dados, como ADS-B, IFF ou dados de satélite.
• Banda C: também conhecida como comprimento de onda ‘Comprometimento’, fica, talvez desconfortavelmente, entre a banda S e a banda X. O mau tempo e o desempenho da desordem no mar são problemas significativos com esses radares. O alcance máximo utilizável é tipicamente de cerca de 200 km, mas, em geral, a banda C oferece intervalos de detecção mais curtos para um alvo de tamanho específico quando comparado à banda S (devido à menor permanência). A largura do feixe mais estreita fornece uma precisão muito boa, mas às custas da baixa eficiência da pesquisa; portanto, a banda C às vezes é usada para radares de rastreamento dedicados, onde longas distâncias e clima são menos preocupantes (como na coleta de dados em testes).
• Banda X: esses radares de comprimento de onda muito curtos, o X indicando ‘mira’ como tradicionalmente são usados para direcionamento, têm um alcance curto de cerca de 50 km, mas produzem resultados de precisão muito alta frequentemente usados para geração de imagens, ou seja, olhando os contornos do alvo e recursos. Esses radares são menos afetados pela difração do que os radares de comprimento de onda mais longo, sendo particularmente bons para alvos de baixo nível, mas infelizmente são fortemente afetados pelo mau tempo.
Pode-se ver claramente pelas descrições acima que os principais parâmetros de desempenho do radar serão influenciados pela banda de frequência. Há pouca dúvida de que a solução premium utiliza vários radares integrados por meio de um sistema de comando e controle apropriado; no entanto, isso pode ser caro e ter implicações no peso e no espaço que podem ser inaceitáveis em uma embarcação menor, como uma Fragata.
Qual o resultado desejado?
Para fornecer pesquisa e vigilância volumétrica, com rastreamento adequado para um sistema de mísseis guiados (Sea Sparrow ou Sea Ceptor), será necessário um radar de médio alcance operando em banda S ou band C. Os seguintes fatores influenciam a escolha final (provavelmente nesta ordem):
• Desempenho: capacidade de detecção e acompanhamento contra ameaças (por exemplo, mísseis, aeronaves de ataque e UAVs) para determinados tamanhos e alcance de alvo. Isso pode incluir pouso e decolagem de aeronaves de asa fixa ou rotativa e mitigação de “falsos alarmes”.
• Meio ambiente: rios e estuários, patrulha costeira, alto mar ou operações globais. Os radares precisam lidar com interferências de terra, do mar, as más (e boas) condições climáticas, os efeitos atmosféricos (caminhos múltiplos e propagação anômala).
• Ataque eletrônico: se você tem um farol grande, alguém provavelmente tentará disparar contra ele ou impedir que ele funcione. O design de radares de nível militar é sobre baixa probabilidade de interceptação e capacidade de detecção.
• Qualificação: o gerenciamento de tráfego aéreo assistido por radar exige aprovações regulatórias
• Peso: para estender o horizonte do radar, o sensor precisa ser montado o mais alto possível
• Interoperabilidade: O que o radar precisa do sistema de navegação dos navios? Quais informações são necessárias por outros sistemas (como o R-ESM) do radar? Quão fácil é para o radar interagir e controlar.
Pode ser visto na lista acima que muitas das considerações importantes talvez não sejam óbvias. Isso também se tornará aparente ao observar a banda S em comparação com a banda C abaixo:
Comparação entre as Bandas S e C
Os detalhes abaixo fornecem a narrativa por trás das escolhas e compromissos a serem considerados para uma banda operacional de frequência de radar marítimo.
Atenuação atmosférica
A atenuação atmosférica abaixo de 10 GHz aumenta com a frequência. Devido à densidade da atmosfera, a atenuação é mais voltada para o horizonte e diminui à medida que você olha para cima.
A uma distância de 100 km, olhando para o horizonte (elevação 0 °), a banda C tem 0,3dB a mais de atenuação atmosférica que a banda S, aumentando para 0,7dB a uma distância de 300km. À medida que você olha para elevações mais altas, a atenuação das duas bandas de frequência se torna comparável (0,07 dB) e, de fato, platôs devido à geometria de olhar através de uma espessura finita da troposfera.
Atenuação da chuva
A chuva pode ser um obstáculo para os radares de alcance médio e os efeitos pioram à medida que a frequência de operação do radar aumenta. O teto da altura da chuva no caso desta análise é de 4 km (o que é típico). Como se trata de uma banda próxima à superfície da Terra, os piores efeitos são observados quando se observa elevações baixas predominantemente sob a chuva. Esta análise é feita para chuvas moderadas a 4 mm / h e chuvas fortes a 8 mm / h. O limite de alcance é estimado da geometria ao teto de chuva.
O diagrama a seguir mostra a atenuação de chuva bidirecional relativa entre a banda C e a banda S:
O diagrama acima mostra a perda bidirecional da atenuação da chuva para C versus S (Lrcs) em níveis de precipitação de 4 mm / h e 8 mm / h (ou seja, atenuação da banda C dB / atenuação da banda S dB).
Pode-se observar que, com chuvas moderadas de 4 mm / h, olhando para o horizonte (elevação 0 °), um radar Banda S tem uma vantagem significativa de quase 4,6 dB. Isso reduz para 2,5 dB a 1 ° e 0,8 dB a 5 °.
Em uma forte tempestade de 8 mm / h, olhando para o horizonte (elevação 0 °), um radar de banda S tem uma vantagem ainda maior de quase 10,6dB. Isso reduz para 6dB a 1 ° e 1,8dB a 5 °.
Cancelamento de interferência (ruído)
Para uma fonte de desordem com uma determinada largura espectral de velocidade física, a largura espectral de frequência observada pelo radar será maior para frequências de operação de radar mais altas. uma proporção maior do espectro de frequência Doppler disponível ao operar com uma frequência transmitida mais alta.
Geralmente, quanto maior a proporção do espectro de frequências Doppler ocupada, mais difícil é para um sistema MTI / MTD cancelar o retorno e manter uma banda passante larga o suficiente para permitir a detecção do alvo.
Além disso, em uma discussão sobre o tempo de espera, ao comparar radares com abertura semelhante, os sistemas que operam em frequências mais baixas são capazes de permanecer mais tempo em cada posição do feixe ao realizar a busca. Isso permite empregar formas de onda coerentes mais longas, o que tornaria possível para os radares da banda S obter uma maior atenuação de ruídom.
Velocidade de rotação
A largura espectral mínima da interferência observada por um radar é limitada pela velocidade de rotação da antena. Isso introduz a modulação de amplitude à medida que o feixe passa pela fonte de interferência.
Atenuação de ruído
A atenuação da interferência pode ser obtida com um filtro binomial de quatro pulsos em função da largura espectral da interferência sendo significativamente maior para a Banda S do que a Banda C, uma vantagem de cerca de 16dB. Isso provaria ser um benefício significativo ao tentar selecionar alvos pequenos (principalmente alvos lentos como os VANT) em um ambiente de litoral, como na costa ou nos estuários dos rios. Um radar Banda C tentando obter desempenho semelhante provavelmente será forçado a usar uma frequência de repetição de pulso médio (PRF), ambígua em alcance e velocidade, o que introduz outras complicações com uma curta permanência.
Ruído com chuva
Um radar operando em um ambiente costeiro inevitavelmente terá que lidar com a chuva. A principal característica da chuva é a seção transversal do radar refletivo (RCS) das gotículas.
A reflexão da interferência devido à chuva aumenta o RCS dramaticamente com a frequência de operação do radar. Portanto, o radar de banda C, com uma largura de feixe semelhante, reflete 10,8dB a mais de potência de interferência do que o radar de banda S. Se as duas larguras de feixe forem iguais, isso reduzirá para 5,4 dB, pois o ângulo do feixe é inversamente proporcional a frequência.
Esse é um problema significativo para a banda C, pois, além de ser menos capaz de cancelar a interferência, ele também encontra um retorno muito maior de ruído.
Interferência de terra
Um radar operando em um ambiente costeiro verá alguma interferência do terreno. O impacto da interferência terrestre no desempenho do radar depende muito da função do radar e da missão que está sendo realizada. Em águas abertas, os efeitos da interferência terrestre são insignificantes. Assim como ocorre com a chuva, a principal característica é a seção reflexiva do radar (RCS) das estruturas terrestres.
A refletividade da interferência da terra tende a aumentar com a frequência, mas não possui uma forte dependência e é influenciada por outros fatores complexos, como o tipo de terreno.
Comparando sistemas de banda C e banda S com uma abertura de feixe semelhante (mesma área de antena), isso implica que a banda C tem uma vantagem resultante do feixe mais estreito, reduzindo o poder da interferencia (ruído) refletida em 2,7dB. No entanto, isso será impactado pela RCS da interferência em frequências mais altas, para as quais a relação é não linear e complexa, afetada por diferentes comportamentos das classes de interferencias de terra.
Interferência do Mar
Para um navio operando em águas costeiras ou em mar aberto, a interferência do mar é uma consideração importante. A principal característica novamente é a seção transversal do radar refletivo (RCS) das ondas em vários estados do mar.
A refletividade da interferência do mar depende da frequência, ângulo de reflexão, polarização do radar, velocidade do vento e direção do vento.
Para polarização vertical, os níveis de potência refletidos pela interferencia do mar são mais altos (em aproximadamente 5dB) e a diferença entre a banda S e a banda C é ligeiramente menor, até 5,4dB. Devido aos baixos níveis de potência refletida experimentados com polarização horizontal, essa é geralmente a escolha preferida para radares instalados em navios.
Dimensão do ruído
A potência de interferência recebida por um radar depende do tamanho da célula de resolução. Como a largura do feixe é proporcional ao comprimento de onda, comparando radares com uma abertura semelhante (área da antena do mesmo tamanho), um sistema operando com uma frequência mais alta terá um tamanho menor da célula de ruído. Para a interferência de superfície, o radar banda C teria uma vantagem de 2,7dB em comparação com o banda S. Para um ruído de volume, o banda C teria uma vantagem de 5,4dB em comparação com o banda S. Observe que isso só será alcançado se o conjunto de antenas do banda C tiver pelo menos o mesmo tamanho que o conjunto de antenas do banda S.
Busca volumétrica
Um dos papéis fundamentais do radar é realizar buscas volumétricas, buscando ameaças no ar.
Para simplificar a análise, pressupõe-se que a pesquisa seja realizada de forma clara, sem efeitos resultantes do clima ou de reflexos complexos de radar na superfície. A análise a seguir procura provar que o desempenho de detecção de um radar que efetua busca em um volume depende do produto da largura do feixe e é essencialmente independente da frequência de operação.
Portanto, para um determinado volume e tempo de busca, se a seção reta radar, temperatura do ruído do sistema e perdas são independentes da frequência, o desempenho da pesquisa depende apenas da largura do feixe.
Largura do feixe
O item anterior faz a afirmação de que o desempenho da busca volumétrica depende do produto da largura do feixe e não é afetado pela frequência de operação ou seja, banda S ou banda C.
A largura de feixe é de um custo mais baixo para a Banda S do que para a banda C. Por exemplo, para uma antena “phased array” com o mesmo número de módulos, portanto, sendo um custo semelhante, a área da antena é proporcional ao comprimento de onda, portanto Isso dá à banda S uma vantagem de 5,4dB sobre a banda C.
Tendo como base que o desempenho é relacionado à largura do feixe (potência multiplicada por área), conforme demonstrado no item anterior, para um sistema com um número equivalente de elementos, a banda S tem uma vantagem de quase quatro vezes superior para mesma área da antena.
Outros recursos relacionados à largura do feixe
- É mais fácil gerar energia em frequências mais baixas
- Os dispositivos de baixa frequência são significativamente mais eficientes, o que resulta em:
Maior potência de saída para uma determinada potência de entrada; ou seja, para um módulo de banda C ou banda S de mesmo valor, o módulo de banda S gerará o dobro da energia do equivalente da banda C;
Melhor eficiência resulta em menor aquecimento (mais fácil de esfriar).
Para obter capacidades equivalentes (ou seja, a mesma potência), você precisa na banda C duas vezes mais elementos do que na banda S.
Portanto, à medida que você aumenta a frequência de operação do radar, fica muito mais caro obter o mesmo desempenho de busca volumétrica.
Tempo de varredura
Tempo de varredura do radar é a quantidade de tempo que o alvo é iluminado pelo feixe do radar. A capacidade de detecção de alvo é fortemente influenciada pela quantidade de energia (quantidade de energia e por quanto tempo) que um alvo reflete essa energia e o radar é capaz de recebê-la.
Isso demonstra que, para um radar com mesmas dimensões (mesma área ou tamanho), o tempo de varredura para cada posição do feixe diminui à medida que a frequência de operação do radar aumenta. Portanto, um sistema com banda C terá que ter 3,5 vezes o número de elementos para corresponder à área da antena da banda S, mas terá 3,5 vezes menos tempo de varredura do que o sistema da banda S.
Ter mais tempo de varredura é vantajoso de várias maneiras.
- Operação com maior alcance não ambíguo.
- Aumento do número de pulsos com agilidade de frequência para maior integração não coerente. As características das probabilidades de detecção mostram que a detecção aprimorada é alcançada usando múltiplos pulsos / rajadas em diferentes frequências versus múltiplos pulsos / rajadas coerentemente integrados. A integração coerente só pode ser realizada em pulsos com a mesma frequência, como no caso do uso de um filtro MTD
- Agilidade de frequência mais diversificada permite o preenchimento de nulos de caminhos múltiplos. Nulos de caminhos múltiplos são uma função da frequência, elevação e distância do alvo. O uso de múltiplas frequências em várias rajadas permite que o nulo gerado em uma frequência seja preenchido por outra frequência. O efeito desejado é reduzir o quantitativo de nulos, de modo que as detecções possam ser realizadas
- O aumento do número de pulsos usados na integração coerente proporciona um cancelamento aprimorado de ruídos.
- O aumento do número de pulsos proporciona um desempenho mais robusto na presença de interferência, intencional (ataque eletrônico e interferência) e não intencional (reflexões e outros radares).
Efeitos de propagação
Os radares são afetados por uma variedade de efeitos de propagação que podem melhorar os recursos de detecção e alcance do radar, suprimir ou interferir nele. Os recursos de detecção da banda S em comparação com os radares banda C são amplamente semelhantes, porém existem diferenças distintas nas características de propagação. Dois dos efeitos mais comuns e significativos são descritos abaixo:
Caminho múltiplo e difração
Para alvos próximos à superfície do mar, os reflexos da superfície do mar aumentam ou subtraem o sinal de radar transmitido, causando a capacidade de detecção de ‘inchar’ e ‘diminuir’. Esse efeito é conhecido como caminhos múltiplos. O multipercurso é significativamente afetado pela frequência de operação do radar, porém os efeitos colaterais, embora indiscutíveis, estão sujeitos a debate; com benefícios e deficiências presentes na banda S e na banda C.
As figuras abaixo são modeladas para um míssil que desliza sobre o mar voando 10m acima da superfície do mar, linhas vermelhas para a banda S e linhas azuis para a banda C. As linhas sólidas representam o fator de propagação previsto usando óptica geométrica e as linhas tracejadas usando métodos de difração esférica. Cada um dos dois métodos representa melhor a propagação real do radar em diferentes regiões (por exemplo, interferência no mar agitado e suave).
Mares calmos
A partir da figura acima, as seguintes observações podem ser feitas:
• Os diagramas são amplamente semelhantes em termos de picos e dos valores nulos.
• No ponto em que o fator de propagação (F4) para o sistema da banda C (azul) é 0dB, ou seja, onde a relação sinal / ruído é equivalente ao espaço livre, o sistema da banda S (vermelho) é de -8dB.
Portanto, o sistema de banda C possui um melhor alcance de detecção para essa altura de destino (em aproximadamente 3,5 km); note que isso não é verdade para todas as altitudes.
No entanto, se comparar sistemas com largura de feixe semelhante (como neste caso), o sistema de banda C tem uma abertura menor e a relação sinal / ruído seria proporcional ao invés de, e a vantagem da banda C neste exemplo reduziria para cerca de 2,6dB.
Observando a altitude do alvo de até 200m (diagrama superior esquerdo), o sistema de banda S tem 3 nulos e o sistema banda C possui 5 nulos. Se um alvo voasse nessas altitudes, o radar sofrerá uma redução na capacidade de detecção.
Olhando para o alcance de 100 km (diagrama no canto superior direito), o sistema banda S tem 6 nulos e o sistema banda C 11 nulos. À medida que o alvo se aproxima do alcance, ele passa por cada um desses nulos e o radar sofre uma redução na capacidade de detecção através de cada um.
Mares agitados
A partir da figura acima, as seguintes observações podem ser feitas:
• Mar agitado reduz a magnitude dos picos e vales (diagrama superior esquerdo). O sistema banda S ainda possui 3 nulos versus os 5 nulos (reduzidos) do sistema banda C.
• A perda da refletividade da superfície do mar reduz significativamente os nulos de alcance para os sistemas banda S e banda C (diagrama no canto superior direito), melhorando o desempenho de ambos com pouca diferenciação entre as duas bandas de frequência.
Propagação anômala
A propagação anômala geralmente se refere às condições de super refração que fazem com que os sinais se propaguem além do horizonte radar (isto é, alcance máximo). Embora essas condições possam produzir retornos aprimorados dos alvos, o efeito dominante no desempenho do radar é o aumento dos níveis de ruído da superfície (terrestre e marítima) a distâncias maiores do que as normalmente observadas.
Também pode levar a um incremento de nível e frequência de ocorrência da interferência, pois os sinais de outros equipamentos de radar e comunicação na região que operam na mesma banda também são ampliados.
A propagação anômala é predominantemente um efeito refrativo, o que sugere intuitivamente que não seria sensível à frequência de transmissão, dentro do espectro considerado.
No entanto, em condições severas de super refração, podem existir condições de duto onde os raios são curvados a tal ponto que sua curvatura é maior que a da Terra e atingem a superfície onde são refletidos para serem refratados novamente. Isso pode continuar em uma sequência de refração e reflexão, o que pode resultar em sinais propagando a grandes distâncias.
A reflexão do sinal é sensível à frequência de transmissão, pois depende das propriedades eletromagnéticas e da rugosidade da superfície.
Os sistemas banda S e banda C sofrerão os efeitos da propagação anômala com os impactos já demonstrados na seção 2.3 “cancelamento de interferências”.
Uma avaliação quantitativa da sensibilidade dos efeitos anômalos da propagação à frequência de transmissão exigiria o uso de uma ferramenta de análise de efeitos de refração.
Conclusões
Ao considerar o espectro de frequência do radar, dependendo do objetivo desejado do radar, o espaço comercial aproxima-se da seguinte maneira:
Na figura acima:
- ‘Interferencia do mar’ também inclui clima (chuva)
- O custo aumenta, devido aos custos dos componentes (mais componentes), diminuindo a eficiência dos componentes, o peso (densidade e resfriamento dos componentes) e o consumo de energia.
É importante ressaltar que este é um espaço comercial. Uma pequena antena de “banda X” é perfeita em aplicações que não exigem longas distâncias e exigem precisão muito alta, embora não sejam afetadas pelo clima ou pela interferencia do mar.
Para uma embarcação marítima que usa um radar operando na banda S ou C, os argumentos são mais sutis. Por fim, a resposta se resume ao tamanho da embarcação, ao ambiente esperado e aos requisitos operacionais do radar (por exemplo, vigilância e / ou designação de alvos para sistema de armas).
Atuação
Normalmente, o objetivo fundamental do radar a bordo de uma fragata é a autodefesa.
Normalmente, o objetivo fundamental do radar a bordo de uma fragata é a autodefesa. O sistema de armas contra-mísseis nessas embarcações é tipicamente de alcance relativamente curto e, portanto, os tempos de reação são críticos para ameaças.
Dependendo de se a ameaça está na superfície do mar ou se é um alvo mais alto afetará o possível alcance de detecção (devido ao horizonte do radar). Para dar ao sistema de armas a melhor chance de sucesso:
O radar precisa ser montado o mais alto possível, estendendo o horizonte do radar. Para que isso seja prático, o radar precisa ser pequeno e leve, impedindo a flexão da estrutura do mastro. A banda S geralmente oferece a antena mais leve, oferecendo a maior taxa de abertura de potência por peso para o desempenho necessário em uma fragata.
O radar precisa fornecer a melhor vigilância de superfície possível com o maior alcance. O alto mar e o mau tempo podem impedir isso. A banda S oferece o melhor desempenho de cancelamento de ruídos em relação à interferências climática e marítima. A busca volumétrica é significativamente mais eficiente na banda S, oferecendo melhores tempos de permanência, diversidade de frequências e processamento MTD / MTI mais abrangente.
Depois que um alvo é adquirido, ele precisa ser rastreado de forma consistente e as informações de acompanhamento precisam ser fornecidas ao sistema de armas para um engajamento. A banda S fornece precisão suficiente para a maioria das armas guiadas (como o Sea Ceptor), com boa resiliência a efeitos de propagação, como o multipath (com menos nulos que a banda C nos planos de alcance e altitude). Os radares de banda C têm o potencial de fornecer dados de maior precisão, que podem ser necessários para armas não guiadas (embora a maioria use um radar de direção da banda X).
- Meio Ambiente:
É bastante claro que a banda S tem uma vantagem significativa sobre a banda C em relação a interferência do mar, mau tempo e atenuação atmosférica. Para uma fragata que opera em águas costeiras, esses são atributos altamente desejáveis.
- Ataque Eletrônico:
Isso ainda não foi discutido muito neste artigo, e existem algumas técnicas sofisticadas empregadas pelos radares para combater e até gerar ataques eletrônicos. A banda S tem o benefício de tempos de permanência mais longos durante a vigilância, o que permite padrões de pulso mais ágeis e complexos. Um radar AESA banda C pode aumentar sua permanência “olhando” para frente ou para trás, mas, ao fazê-lo, não está realizando vigilância na direção normal.
- Custo:
O valor de um sistema de radar é fundamental. Em uma batalha pelo melhor valor, é provável que a banda S vença, pois você obtém mais desempenho por menos hardware. Além disso, para competir com um radar banda S, o radar banda C equivalente teria que ter a mesma abertura de feixe, o que significa quatro vezes a quantidade de hardware funcionando com uma eficiência de energia muito menor. Isso aumenta o peso da antena, aumenta o consumo de energia e introduz desafios adicionais de refrigeração.
- Confiabilidade / Manutenção:
Os componentes de baixa frequência são mais eficientes e inerentemente mais confiáveis do que os componentes de alta frequência. Juntamente com o fato de que um radar banda C comparável requer pelo menos o dobro do hardware, isso reduz a confiabilidade de uma antena banda C contra uma antena banda S.
Um bom design modular e baixos níveis de redundância de “fail over” podem produzir antenas banda S que fornecerão anos de serviço.
- Interoperabilidade:
A solução de radar ideal requer uma combinação de sensores, cada um focado em suas forças; por exemplo. banda para radar de longo alcance e banda X para acompanhamento de alta precisão, navegação de navios e controle de tiros. Os radares de médio alcance normalmente complementam o radar de longo alcance, fornecendo a precisão necessária para o engajamento a ameaças usando um sistema de armas guiadas.
Em um esforço para reduzir custos, pode ser desejável adotar o maior número possível de funções no menor número possível de radares, e é nesse ponto que os radares banda C geralmente entram em cena. Ao torná-los maiores e aumentar os níveis de potência, eles podem realizar as tarefas de um radar de médio alcance e algumas das tarefas de um radar banda X (como acompanhamento de maior precisão ou controle de direção de fogo). No entanto, o radar banda C singularmente mais caro não fará nenhuma das tarefas, assim como a solução mais idealizada, por exemplo o radar da banda C terá uma precisão de rastreamento maior que um radar banda S (para uma abertura semelhante), mas uma precisão de rastreamento inferior que um radar banda X, perdendo o tempo todo os benefícios significativos do cancelamento de interferencia e tempos de permanência mais longos.
Em conclusão, para uma fragata razoavelmente padrão, operando em águas costeiras em uma variedade de condições climáticas, e usando um sistema de mísseis guiados para defender o navio, a sobrevivência máxima será alcançada usando um radar banda S.
Glossário
Fantástica a reportagem a pesar de que em alguns momentos parece apontar o radar da banda S como superior percebe-se que cada um trabalha de um jeito e que o correto é ter outros sistemas cobrindo a deficiência da cada um dos tipos de radar. Uma reportagem muito técnica mas nem teria como ser diferente com um tema como esse. Esse tipo de matéria vale ouro é mais fácil achar informação técnica sobre sonar do que radar na internet.
Uma perguntinha o que interfere mais no desempenho de um radar por exemplo em uma corveta em mar 4 ou 5 é altura das ondas agitadas ou o balanço do navio com a antena de radár lá no alto do mastro?
As antenas são estabilizadas.
Gilbert,
A partir de dados empíricos no estado do mar 4, uma fragata rolará aproximadamente +/- 3 ° e lançará +/- 1 °. No estado do mar 5, uma fragata rolará aproximadamente +/- 5 ° e lançará +/- 2 °.
Isso não é uma grande quantidade de movimento para um radar que é estabilizado mecanicamente ou eletronicamente (ou seja, os feixes de transmissão e recepção são mantidos estáveis enquanto o navio se move), e desde que os giroscópios dos navios sejam bons e o mastro razoavelmente rígido, causará pouco ou nenhum efeito. O estado do mar pode ajudar e atrapalhar o radar. Isso ajuda a superfície do mar ser menos reflexiva, reduzindo assim os efeitos de caminhos múltiplos.
O alto mar, no entanto, criará muita confusão no mar, e este será o problema predominante, afetando a capacidade dos radares de diferenciar pequenos alvos de baixa altitude da desordem. A maioria dos radares emprega técnicas de processamento de sinal que suprimem a desordem, permitindo a extração de alvos em movimento. A eficiência desse processo depende de fatores descritos no artigo, como a banda de frequência operacional, em que a banda S tem uma vantagem, especialmente em locais desordenados.
Obrigado ela explicação, eu nem sabia que existia estabilização eletrônica.
Os novos Artisan 3D possuem estabilização eletrônica.
Site Defesaaereonaval sempre na vanguarda e com artigos de excelente qualidade, parabéns ao Padilha que hoje demonstrou claramente que o Radar Artisan 3D é superior ao Radar Hendsolt 4D(que é um radar 3D na verdade).
Cada radar tem sua particularidade. Cada um tem um objetivo e depende do qual objetivo a Marinha deseja. Na verdade com a inclusão do Doppler, o Artisan também poderia ser chamado de 4D.
Padilha, para mim mesmo sendo leigo no assunto, seu artigo é excelente. Vou salvá-lo no meu arquivo “assuntos militares”. Não me atreveria a comentar sobre assunto tão técnico, pois seria leviano de minha parte. Parabenizo-o pela divulgação do assunto pois na conclusão consegui enxergar que a decisão de nossa Marinha pela escolha do Radar Artisan 3D banda S para nossa fragata Tamandaré, está correta.
Excelente artigo, Padilha.