Por Alfred Chua
O primeiro cargueiro Airbus A321P2F convertido entrou em serviço com o cliente lançador Qantas, que o operará em parceria com a Australia Post.
A Qantas vai operar até três A321P2Fs, que, segundo ela, oferecem uma carga útil adicional de 9t sobre os Boeing 737-300Fs que usa em serviços domésticos de frete.
A aeronave, VH-ULD (MSN835), foi entregue pela primeira vez à transportadora britânica BMI em 1998, de acordo com dados de frotas da Cirium.
O jato com motor International Aero Engines V2500 operou posteriormente com a transportadora turca Onur Air, antes de ser trazido para conversão em 2018 pela especialista em ativos Vallair.
Liderando o programa de conversão do A321P2F está a gigante aeroespacial ST Engineering, com sede em Cingapura, que está trabalhando na modificação junto com a Airbus e sua joint venture EFW na Alemanha.
A entrada em serviço encerra uma série de esforços de certificação ao longo do ano, com a Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) emitindo o certificado de tipo suplementar original em fevereiro, e a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos seguindo o exemplo em julho.
Em seguida, a ST Engineering incorporou melhorias específicas do operador à aeronave, antes de ser certificada novamente e entregue novamente à Qantas.
Jeffrey Lam, presidente da unidade aeroespacial da ST Engineering, diz: “A conclusão de nosso primeiro A321P2F é oportuna, pois o programa pode ajudar as companhias aéreas a dar uma nova vida a aeronaves subutilizadas, que de outra forma sofreriam um pouso mais difícil em seu valor residual.”
A ST Engineering anunciou recentemente planos para aumentar as conversões de A321P2F, mais do que dobrando o número de cargueiros convertidos, de nove para 25 anualmente.
Isso será feito com a instalação das capacidades do A321P2F em suas instalações de MRO de fuselagem existentes nos EUA e na China. As conversões do A321P2F são feitas atualmente em Cingapura e nas instalações da EFW na Alemanha.
O A321P2F oferece carregamento em contêineres nos conveses principal e inferior, com até 24 posições de contêineres cheios disponíveis a bordo. Ele pode transportar mais de 28 toneladas de carga em 2.300 nm, afirma a ST Engineering.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Flight Global