O sistema de alarme aéreo antecipado da Marinha Real (AEW), que sempre foi baseado em aeronaves de asa rotativa, instalado nos helicópteros AW101Merlin da Esquadra, está enfrentando atrasos. O sistema de ponta, conhecido como Crowsnest, foi projetado para ser os “olhos e ouvidos” a detectarem qualquer ameaça se aproximando, com o conceito de que os helicópteros Merlin são projetados no eixo da ameaça e possibilitem monitorar a partir do céu em busca de ameaças.
A Lockheed Martin, que lidera o projeto com a parceira da empresa de defesa Thales, insistiu que o sistema de alta tecnologia estará pronto a tempo da primeira missão do Porta-Aviões HMS Queen Elizabeth (R 08), do próximo ano. Os supostos atrasos surgiram após um teste do radar pouco antes do Natal.
O ex-First Sea Lord Alan West disse: “Uma das lições aprendidas nas Malvinas é que precisamos de sistemas de alarme aéreo antecipado no ar”. Em 2017, o Escritório Nacional de Auditoria classificou o projeto como “âmbar”, o que significa que a entrega bem-sucedida “parecia viável”, mas que já existiam “problemas significativos”.
Um porta-voz da Lockheed disse: “Estamos confiantes de que o helicóptero Merlin Mk2 com o Crowsnest estará disponível para participar da primeira avaliação operacional do HMS Queen Elizabeth.
Fonte : World of Warships Magazine
Tradução e adaptação : Marcio Geneve
Esse é o preço que se paga por não ter um porta aviões CATOBAR, comparar o desempenho duma plataforma AEW dessas contra uma do tipo do Hawkeye chega ser desnecessario.
Mas conheces a capacidade do sistema crownest??!!
Então explica qual é a capacidade desse sistema, e as diferenças para o hawkeye.
Pois, bem me parecia …