A Força Aérea da Espanha passou mais de uma década tentando substituir os veteranos caças F/A-18A da 46ª Ala que defendem as Ilhas Canárias da Base Aérea de Gando por modernos caças Eurofighter. No âmbito da feira alemã ILA 2022 em Berlim, a Airbus anunciou a compra de 20 novos caças Eurofighter para a Força Aérea da Espanha.
Estas novas aeronaves serão muito semelhantes à variante denominada Quadriga, mais próxima de uma Tranche 4 devido à sua configuração e gerida através da agência NETMA (NATO Eurofighter and Tornado Management Agency). Estes serão os mais modernos da Força Aérea.
O programa Halcón (Falcão)
Em julho de 2020, a Airbus DS formalizou a oferta de venda de 20 Eurofighters Tranche 3 equipados com radar de varredura eletrônica E-SCAN da HENSOLDT, chamando o programa “Halcón” (Falcão em Portugues). Segundo a Airbus, as entregas ocorrerão entre 2025 e 2030 e terão vida útil para além de 2060. Além disso, suas capacidades técnicas permitirão a integração total ao Future Combat Air System ou FCAS.
“Este pedido adicional reforça o compromisso da Espanha não apenas com o Eurofighter, mas também com seu desenvolvimento e ambiente industrial. Gostaria de agradecer ao cliente por sua forte posição na defesa europeia no momento em que é mais necessária”, disse Mike Schoellhorn, CEO da Airbus Defense and Space.
Conforme publicado anteriormente, essas aeronaves teriam uma configuração semelhante às escolhidas pela Força Aérea Alemã no âmbito de seu programa Quadriga. Este programa contempla a aquisição de 38 destes aviões de combate para substituir os veteranos Tranche 1.
Principais características
A principal característica do Eurofighter Quadriga ou Halcón é o radar E-SCAN Active Electronically Scanned Array (AESA), capaz de rastrear vários alvos a curta distância e escanear a longa distância, combinando capacidades ar-ar e ar-terra . O radar que esses aviões terão é o chamado Mk1, que será fornecido pela HENSOLDT e que no futuro deverá ser usado para modernizar os aviões dos dois primeiros Tranches, aspecto que ainda não foi especificado desde a incorporação no Tranche 1, por ser mais complexa.
A tecnologia AESA da HENSOLDT baseia-se na substituição da antena mecânica rotativa do radar por um conjunto de Módulos Transceptores (TRMs) controlados eletronicamente. Este princípio, em combinação com um receptor multicanal altamente sofisticado, permite executar várias tarefas ao mesmo tempo, por exemplo, rastrear alvos individuais enquanto varre uma ampla extensão do espaço aéreo na frente da aeronave. Esse aprimoramento melhorará a capacidade de sobrevivência da aeronave mesmo em conflitos de alta intensidade.
A Espanha já encomendou cinco radares deste tipo, que presumivelmente chegarão a tempo de equipar a nova aeronave, destinando-se ao retrofit do Tranche 1 caso isso não seja possível. Há planos de comprar mais 17 radares deste modelo para equipar o programa Quadriga/Halcón.
O Eurofighter Quadriga também terá o sistema de autoproteção Pretoriano da EuroDASS (Defensive Aids Sub System), um consórcio formado pela HENSOLDT, Leonardo UK, Elettronia e Indra.