Corumbá (MS) – No dia 27 de julho, o 17º Batalhão de Fronteira iniciou o Estágio Técnico de Navegação e Manutenção da Embarcação Guardian 25.
Trata-se de uma embarcação tática, vocacionada para o emprego em ações de patrulhamento e interceptação, por ser dotada de 2 motores de popa, de 200 hp cada, podendo atingir a velocidade de 78 km/h. Adquiridas no escopo do Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), são empregadas nas ações de segurança e proteção nos rios Paraná e Paraguai.
Com o intuito de capacitar os militares a conhecerem as características técnicas dessa embarcação, realizarem a sua manutenção e habilitá-los a conduzir tão nobre meio fluvial, o Centro de Instrução de Operações no Pantanal (CIOpPan) conduz, anualmente, o referido estágio para o universo de Tenentes, Subtenentes, Sargentos, Cabos e Soldados das Organizações Militares dotadas deste material, contribuindo para a operacionalidade do Comando Militar do Oeste.
A primeira vez que ouvi falar da Guardian 25 foi em 2011 quando estavam fazendo testes para avaliação da embarcação. Depois nunca mais. Nem sabia que tinha sido aprovada.
Uma boa notícia, principalmente se já tiverem sido adquiridas um número razoável delas.