O 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-91 do Noroeste (HU-91) apoiou as Forças de Segurança no combate às atividades de organizações criminosas e intensificou a presença do Estado na linha fronteiriça durante a Operação Ágata Amazônia 2022, deflagrada pelo Ministério da Defesa, no período de 15 de março a 06 de abril.
As aeronaves UH-12 Esquilo N-7055 e N-7089, foram empregadas nas ações de Patrulhamento, transporte de pessoal e material, estando preparadas para eventual necessidade de emprego em caso de evacuação aeromédica (EVAM).
A operação realizada no município de Japurá (AM), fronteira com a Colômbia (COL) contou também com apoio da Polícia Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Órgãos de Segurança Pública Estaduais e Municipais da localidade.
As aeronaves do Esquadrão “Tucano” fizeram um trabalho minucioso de reconhecimento aéreo, aumentando o raio de ação das tropas que se deslocavam por meio de embarcações, localizando áreas utilizadas para extração ilegal de ouro. Alguns trechos, que eram áreas de difícil acesso para os Navios-Patrulha Fluviais que também foram empregados na missão, puderam ser verificados devido ao apoio aéreo prestado.
A Operação Ágata ocorre em toda área da Amazônia Ocidental visando combater crimes transfronteiriços e ambientais na modalidade de usurpação, produção de bens ou exploração de matéria-prima pertencentes à união.