Por
A empresa britânica BAE Systems assinou um contrato para fornecer peças sobressalentes de identificação amigo ou inimigo (IFF) para as aeronaves E-2D Advanced Hawkeye da Marinha dos EUA.
De acordo com o contrato, a empresa fornecerá redes de formação de feixes (BFNs), uma parte integrante do controle da antena para o sistema AN/APX-122A IFF Interrogator, a bordo da aeronave tática com capacidade para operar em porta-aviões.
O sistema AN/APX-122A IFF Interrogator fornece identificação positiva de aeronaves amigáveis, dando aos operadores E-2D Advanced Hawkeye a consciência situacional de que precisam para completar com segurança suas missões. Essas missões incluem comando e controle, segurança de fronteira, busca e resgate e defesa antimísseis. O sistema AN/APX-122A IFF Interrogator é produzido exclusivamente para o E-2D, devido aos requisitos extraordinários desta aeronave.
“Esses conjuntos fornecerão consciência situacional e alerta antecipado para marinheiros e combatentes da Marinha dos EUA”, disse Donna Linke-Klein , diretora de Sistemas Táticos da BAE Systems.
“O E2-D Advanced Hawkeye é essencial para o comando e controle e gerenciamento de batalha, e nossos sistemas interrogadores permitem que os operadores identifiquem forças amigas e tomem decisões em uma variedade de ambientes de ameaça.”
Os sistemas de identificação de aeronaves IFF da BAE Systems fornecem percepções críticas de tempo que reduzem os incidentes de fogo amigo, apoiam o sucesso da missão e salvam vidas, especialmente em ambientes hostis.
Até agora, a empresa entregou mais de 14.000 transponders, 1.500 interrogadores e 6.000 sistemas de transponder de interrogador combinados para uso em uma infinidade de plataformas.
Em janeiro deste ano, a BAE Systems recebeu um contrato de £ 230 milhões (cerca de US $ 315 milhões) da Marinha Real para atualizar os torpedos Spearfish e Sting Ray.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE; Naval Today