Marignane, 9 de junho de 2021 – A Airbus Helicopters está unindo a indústria para impulsionar a implantação de biocombustíveis, por meio da criação de um Grupo de Usuários de Combustível para Aviação Sustentável (SAF) dedicado à comunidade de asas rotativas. Como pioneira no mercado de helicópteros para turbinas civis, a empresa está convocando todas as principais partes interessadas a aderir à iniciativa, que visa reduzir o impacto da aviação nos cidadãos e no meio ambiente.
Com o SAF User Group, a Airbus Helicopters planeja enfrentar os desafios restantes em torno dos biocombustíveis e apoiar proativamente o compromisso da indústria com a redução de CO₂, graças à cooperação constante com parceiros de todas as áreas do setor de aviação. Por meio dessa abordagem inclusiva, o Grupo de Usuários SAF aspira a trabalhar coletivamente em maneiras de acelerar o uso de querosene SAF misturado e preparar o caminho para voos 100% SAF para frotas futuras.
“Damos as boas-vindas a todos os operadores de helicópteros, fabricantes de motores, fornecedores de sistemas de combustível, empresas de energia, fornecedores de combustível, empresas de manuseio e todas as outras partes interessadas na indústria que desejam ser pioneiras no setor aeroespacial sustentável conosco”, disse Stefan Thomé, vice-presidente executivo, engenharia e chefe Oficial Técnico, Helicópteros Airbus.
O SAF reduz as emissões de CO₂ graças ao uso de materiais residuais e residuais, como óleos e gorduras vegetais usados. Como resultado, o combustível não tem impacto negativo na produção de alimentos agrícolas. Os biocombustíveis são usados sob as mesmas condições de desempenho e segurança dos combustíveis convencionais, o que os tornou alavancas bem estabelecidas para a redução de CO₂ na indústria da aviação.
A Airbus está empenhada em liderar a descarbonização do setor aeroespacial, para nossas aeronaves, satélites e veículos de lançamento, e está ativamente empenhada em alcançar viagens aéreas sustentáveis para as gerações futuras. A empresa se comprometeu a apoiar um movimento de descarbonização em toda a indústria, que inclui um crescimento neutro em carbono a partir de 2020 e uma redução de 50% nas emissões de CO₂. Para atingir esses objetivos, a estratégia de descarbonização da Airbus concentra-se em melhorar a queima de combustível em aeronaves da geração atual, acelerando o desenvolvimento de novos combustíveis e tecnologias (ou seja, eletrificação, SAF, etc.), otimizando as operações diárias das aeronaves e apoiando o mercado com base em medidas.
Todos os helicópteros fabricados pela Airbus são atualmente certificados para operar com uma mistura de até 50% SAF no querosene. Todos os participantes da indústria que desejam aderir à iniciativa do Grupo de Usuários SAF podem escrever para contact.ahsafusergroup.ah@airbus.com até 20 de junho de 2021.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN