Em alusão ao Dia Mundial dos Oceanos, comemorado em 8 de junho, a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) lançou, esta semana, um vídeo institucional sobre a importância da hidrografia na garantia do uso sustentável dos mares. A atividade assume um papel fundamental especialmente no Brasil, detentor de uma área marítima com mais de 5,7 milhões de quilômetros quadrados, a Amazônia Azul. Esse patrimônio concentra 95% do comércio exterior e 85% da produção nacional de petróleo. Assim, para o País, os oceanos representam fator preponderante para o desenvolvimento nacional.
Além de sua relevância econômica e estratégica – como fontes de recursos naturais e vias de comunicação essenciais ao comércio e à defesa dos interesses nacionais-, os oceanos são indispensáveis para o equilíbrio da vida na terra. Foi instituído, em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Rio-92), o Dia Mundial dos Oceanos, com o intuito de destacar sua importância como principal regulador climático e cenário da maior biodiversidade do planeta.
A Hidrografia figura como uma das ciências que contribuem para o conhecimento do espaço oceânico. Por meio dessa atividade, são levantados e analisados dados hidroceanográficos, que resultam em informações ambientais aplicadas em apoio às ações de defesa naval, à segurança da navegação e à execução de projetos de pesquisa. Beneficia-se, assim, setores como transporte, agricultura, meio ambiente, defesa civil, indústria do petróleo e a sociedade em geral. É nesse âmbito que atua a Diretoria de Hidrografia e Navegação, uma das organizações militares da Marinha do Brasil, subordinada à Diretoria-Geral de Navegação (DGN).
Por meio da DHN, a Marinha representa o País em diversos organismos internacionais relacionados à gestão dos oceanos. Além disso, participa de programas nacionais e internacionais de coleta e disseminação de dados, em estreita parceria com a comunidade científica.
No Dia Mundial dos Oceanos, com ações de divulgação da importância da hidrografia para a sociedade, a DHN, assim como as demais organizações da Marinha do Brasil, mantém o propósito de fomentar o desenvolvimento de uma mentalidade marítima na população, para que as potencialidades do mar sejam exploradas de forma adequada, segura, profícua e sustentável, em benefício do País. Como Serviço Hidrográfico Brasileiro, a DHN lembra que o Brasil nasceu pelo mar, é herdeiro de uma das mais ricas tradições marinheiras e seu futuro está no mar.