Marco Aurélio do Couto Ramos, é um artista que desenha aviões como um hobby. Despretensiosamente, resolveu fazer uma homenagem por ocasião do Dia da Aviação de Caça, desenhando as aeronaves que fizeram história na Força Aérea Brasileira. Abaixo podemos ler sobre a missão que inspirou o autor a fazer a homenagem. São 22 desenhos com sua história, que podem ser vistos através do arquivo em PDF, que pode ser baixado clicando na imagem abaixo:
A MISSSÃO 382
O ronco dos motores radiais Pratt & Whitney R-2800 Double Wasp, com 18 cilindros cada, diziam a todos que aquela manhã do dia 22 de abril de 1945, em plena primavera italiana, seria diferente para o 1° Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira. Às 08:30 h decolavam 4 aviões para cumprir mais uma missão de combate em apoio às Forcas Aliadas contra o exército alemão, rompendo os céus a partir do Aeródromo de Pisa em direção ao Vale do Pó, para uma missão de reconhecimento armado, dando sequência a uma grande ofensiva aliada para quebrar em definitivo , a resistência alemã, iniciada em 9 de abril.
Após a decolagem seguiram-se em um esforço incomum, mais 10 decolagens, totalizando 44 saídas no mesmo dia, dando sequência a uma grande ofensiva aliada para quebrar em definitivo , a resistência alemã, iniciada em 9 de abril, onde houve o maior esforço dos pilotos brasileiros em cumprir as missões designadas, para evitar que o inimigo atravessasse o Rio Pó, onde poderiam se reagrupar e fornecer resistência ao norte do rio.
A parcela destinada ao 1° GavCa foi desempenhada com bravura e brilhantismo, principalmente pelo Grupo haver tido constantes e pesadas baixas e poucas substituições de seus pilotos, o que obrigavam aos remanescentes a voar mais e se expor com maior frequência.
Ao final do dia, foi computado aos brasileiros, 97 transportes motorizados destruídos e 17 danificados. Um parque de viaturas destruído, 35 veículos a tração animal imobilizados, avarias em uma ponte rodoviária e uma ponte de barcas, 14 edifícios utilizados pelos inimigos foram destruídos, avariaram outros 3 e atacaram outras 4 posições militares. Estes resultados mostraram a brilhante capacidade do 1° GAvCa, através de seus Oficiais e Praças.
Às 17:20 h pousava a esquadrilha finalizando a última missão do dia. Comandada pelo Cap Av Horácio e seguido pelo, Major Buyers e completa com os Ten Av Lima Mendes e Lara. Horácio, Lima Mendes e Lara completavam assim, suas terceiras missões no dia. Estava finalizada a décima primeira missão do dia, a Missão de número 382.
1º Grupo de Aviação de Caça
Em 1941 fora criado a Força Aérea Brasileira, em plena época que assolava na Europa a 2ª Guerra Mundial, que era então considerada longínqua em relação ao Brasil. Com a entrada dos Estados Unidos na guerra, o cenário mudou. Os torpedeamentos de navios brasileiros por submarinos alemães e italianos chocaram a nação, fazendo com que o povo, indignado, fosse às ruas pedindo a entrada do Brasil na guerra. Àquela altura, as missões anti-submarino e de patrulha de nossa aviação já não bastavam mais.
O Brasil levaria a guerra ao inimigo. O Exército preparou seu contingente expedicionário, a FEB. A Marinha patrulhava e combatia no Atlântico Sul e, no dia 18 de dezembro de 1943, era criado o 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira, para combater nos céus da Europa em conjunto com as forças aéreas aliadas.
Foi nomeado o então Major Aviador Nero Moura, como seu comandante e aberto o voluntariado dentre as unidades da FAB para a formação de todo o pessoal do 1º GavCa. O Comando fora para os Estados Unidos para serem treinados, os demais foram para Água Dulce no Panamá. Após a conclusão do treinamento, foram deslocados para a Base Aérea de Suffolk, ao norte de Nova York, onde terminariam seu treinamento e fariam a adaptação ao avião P-47 Thunderbolt, que voariam na Itália.
O 1ºGpAvCa embarcou para a Itália em 19 de setembro de 1944, chegando em Livorno no dia 6 de outubro, onde passou a fazer parte do 350th Fighter Group da USAAF, unidade formada em 1º de outubro de 1942 na Inglaterra. O 350th FG era formado por três esquadrões: 345th Fighter Squadron (“Devil Hawk Squadron”), 346th FS (“Checker Board Squadron”) e 347th FS (“Screaming Red Ass Squadron”). Quando da incorporação do 1ºGpAvCa – conhecido como “1st Brazilian Fighter Squadron – 1st BFS” recebeu o código para comunicação via rádio de “Jambock” e sendo organizado em quatro esquadrilhas: Red, Yellow, Blue e Green.
Os pilotos brasileiros voaram inicialmente, a partir de 31 de outubro de 1944, como elementos de esquadrilhas dos esquadrões norte-americanos do 350th FG. A partir do dia 11 de novembro, o Grupo passou a montar suas próprias operações, voando a partir de sua base em Tarquinia e após um mês de operações, foram para Pisa, onde combateram até o fim da guerra, onde mostraram o valor do combatente brasileiro.
De 11 de novembro de 1944 a 4 de maio de 1945, o 1ºGpAvCa voou um total de 445 missões, 2.546 missões ofensivas, voando 5.465 horas de vôo em combate.
Belo trabalho, artigo oportuno à data… à la chasse !!!
Só acrescentado: o desenho do Senna e o Mirage é até emocionante! Incrível!
Espetacular ! Parabéns ao Marco Aurélio do Couto Ramos pelo excelente trabalho e a voces, Padillha e Wiltinger, pelo apoio ao tema!