Brasília (DF) – No último dia 27, foi realizada a celebração referente à Tomada de Monte Castelo que ocorreu na sede da Associação dos Ex-combatentes do Brasil (AECB), lotada em Brasília-DF.
A tomada de Monte Castelo foi motivo de orgulho para a FEB e rendeu muitos elogios dentro e fora do Brasil, sobretudo no âmbito da Comando Aliado. Nesse contexto, a AECB realiza cerimônias que rememoram esse importante feito, bem como homenageia aqueles que, sob risco de perder a própria vida, lutaram com bravura nos campos da Itália, derrotando o temido soldado alemão que defendeu suas posições na Linha Gótica Italiana.
A referida conquista foi uma das maiores vitórias brasileiras no contexto da 2ª Guerra Mundial. Após alguns ataques que custaram a vida de diversos combatentes, os pracinhas conquistaram a “Montanha da Morte” em 21 de fevereiro de 1945.
A formatura contou com a presença de importantes autoridades civis e militares, como Subcomandante de Operações Terrestres, o General de Divisão Edson Skora Rosty, com o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes e o jornalista Alexandre Garcia, especialista em temas da caserna.
Porém, o mais importante foi a participação dos veteranos da 2ª Grande Guerra, Nestor Silva e Edson Borges de Lima, os quais lutaram bravamente contra o nazifascismo que ameaçava a liberdade mundial.
Para saber mais sobre a história da Segunda Guerra Mundial e as ações da FEB, entre em contato com o Museu da Associação dos Ex-combatentes do Brasil (AECB), em Brasília, e agende sua visita. Telefone para contato: (61) 32741727 e (61) 983219433.