O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais realizou cerimônia militar alusiva ao seu vigésimo aniversário no dia 28 de junho de 2023, às 10 horas. Por ocasião da comemoração, o Batalhão fará o lançamento de uma revista comemorativa e de um vídeo institucional que irá narrar a história da Unidade nesses vinte anos de existência.
Estarão presentes o Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (Fuzileiro Naval) Renato Rangel Ferreira, assim como antigos Comandantes e integrantes do Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais e da extinta Companhia de Carros de Combate, no intuito de promover uma confraternização entre os militares pertencentes à Unidade e seus antepassados, desenvolvendo ainda mais o espírito de pertencimento e a interação entre as gerações de “blindadeiros”.
O Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais (BtlBldFuzNav) foi ativado em 26 de março de 2003, pela integração da extinta Companhia de Carros de Combate, surgindo como uma nova Organização Militar que permitiu um melhor preparo e emprego dos meios blindados pelos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais.
Localizado no Rio de Janeiro, no Complexo Naval da Ilha do Governador, o BtlBldFuzNav possui viaturas sobre lagartas, como o Carro de Combate Leve Sobre Lagartas SK105 A2S e a Viatura Blindada Especial Sobre Lagartas M113 MB1, bem como viaturas sobre rodas, como a Viatura Blindada Especial Sobre Rodas 8×8 PIRANHA IIIC e a Viatura Blindada Leve 4×4 JLTV, Joint Light Tactical Vehicle (JLTV), pertencente ao primeiro lote, recém chegado ao Brasil, do total de 12 unidades adquiridas.
Boa tarde Padilha vc sabe se o Mattoso Maia voltará para o setor operativo?
Obrigado
Abraço.
Não voltará não. Acabou pro Mattoso.
E o Urutu e o Cascavel?
Sei que na época ambos não eram utilizados, mas o M113 que é citado tb era anterior à sua criação.
Serviram para alguma coisa e deveriam ser citados/lembrados.
Como substituto do CCL SL SK 105A2S o ideal seria o CC SR Centauro II 120 mm.
Eu gostaria muito de receber a revista de comemoração. Sou viúva de um dos falecidos
Assegurar nosso território é essencial, não somente a nós humanos mas a toda diversidade que nos mantém vivos, dos maiores aos microscópicos..
O SK105 ainda está operacional ou somente consta como número? E o sucessor algum movimento ou somente um sonho ainda distante?
O CFN tem estudos para um substituto mas depende de orçamento.
Acredito que a chance do CFN ir de M-10 Booker substituindo os SK-105 é grande.
Otimista.