Brasília viveu um dia histórico neste 7 de setembro com o tradicional desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, marcando as celebrações da Independência do Brasil com patriotismo e orgulho nacional. O evento, que reuniu mais de 30 mil pessoas de todas as partes do país, destacou-se pela participação da Força Aérea Brasileira (FAB) e contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; dos Comandantes das Forças Armadas do Brasil: o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; o General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; e o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. Além de outras autoridades civis e militares.
Sob o comando do Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Terrestres do Comando de Preparo, Brigadeiro de Infantaria Alexandre Okada, a tropa da FAB, composta por aproximadamente 400 militares, apresentou-se ao Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno e ao Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt, demonstrando a dedicação das Forças Armadas brasileiras.
“Comemorar o Dia da Independência do Brasil é um momento significativo que se reveste de especial importância. A participação da Aeronáutica, junto às demais Forças Armadas, materializa o compromisso uníssono dos militares em prol da manutenção da soberania nacional. Encerrar o desfile cívico-militar com a apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea, a popular ‘Esquadrilha da Fumaça’, é uma oportunidade de demonstrar a capacidade e o treinamento dos nossos tripulantes para a população”, ressaltou o Major-Brigadeiro do Ar Darolt.
Um dos momentos mais aguardados e emocionantes foi o desfile aéreo das aeronaves da FAB: o cargueiro multimissão KC-390 Milllennium e os caças vF-39 Gripen que sobrevoaram a Esplanada dos Ministérios, e a apresentação espetacular da Esquadrilha da Fumaça com suas acrobacias precisas e fumaça colorida, o que encantou o público presente.
E, neste ano, o evento trouxe também os atletas militares que participaram das Olimpíadas de Paris, dentre eles, o medalhista de prata na marcha atlética, Caio Bomfim. “Representar o Brasil é sempre uma honra, ainda mais pelo esporte. E estar aqui pelo Brasil e pela Marcha Atlética é especial e muito me emociona”, disse.
Emoção do Público
Para os presentes, o momento foi de orgulho e de celebração dos ideais de liberdade, soberania e progresso que moldam a nação brasileira. “Eu adorei a apresentação. A Fumaça foi muito legal! Eu quero voltar ano que vem!” disse o pequeno Henrique Dias, de 12 anos.
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Fotos: Sargento Viegas e Sargento Vanessa Sonaly/ CECOMSAER
Isso não é 7 de setembro! Vergonha!
Um dos piores desfiles que já vi em minha vida,o alto comando do EB deve estar muito feliz com o que transformaram as FAs,ano passado distribuiam cachorro quente nesse carregavam propagandas do desgoverno sem povo.
O Brasil ainda se libertará e os pseudos ditadores pagarão por seys crimes.
A nossa independência foi conquistada de forma heróica e com sangue de pessoas que verdadeiramente serviram ao nosso país. O Exército atual lava as mãos e faz vista grossa para toda a sujeira e corrupção da República que ele mesmo proclamou sem qualquer apoio popular. Sequer merece ser chamado de Exército de Caxias, já que esse foi leal ao seu imperador.
7 de setembro foi um fracasso de público e interesse no geral. A exceção do protesto na avenida Paulista, todos os locais de desfile estavam com exíguo número de participantes na audiência… que decadência lamentável.
O pouco orgulho que tínhamos está sendo tirado de nós sem nem mesmo percebermos. Estão vencendo o povo pelo cansaço, ninguém tem mais esperança de um futuro melhor, só esperamos pelo pior.