Em comemoração dos 200 anos da independência do Brasil e dos 200 anos da Esquadra Brasileira, ocorreu neste 7 de Setembro, uma Parada Naval na orla da cidade do Rio de Janeiro com 21 navios (brasileiros de Marinhas amigas). Ao final da parada, os navios ficarão fundeados em frente a praia de Copacabana.
AGRADECIMENTO: O DAN gostaria de dar um Bravo Zulu ao nosso colaborador que gentilmente cedeu suas fotos para abrilhantar o nosso 7 de setembro.
Tera outra parada naval Hoje as 10h, anunciada na Live do Presidente , com os navios de marinhas de outros paises..
Amanhã (10/09)!
Será a Revista Naval pelos 200 anos da Esquadra Brasileira.
TODOS são navios pequenos. Infimos em relação aos das grandes potencias. Vi os da China, dos EEUU, da Russia e esses parecem de brinquedo.
Não sabia da reclassificação do “Aspirante Moura” então foi uma surpresa ver a foto do mesmo pintado de branco ostentando o indicativo H 11. Acabei descobrindo no site da marinha que essa mudança ocorreu em fins de 2018.
Deveriam pensar no salário dos homens que dão a vida nesses navios.
Auxílio Brasil aumentou 100%, o salário deles ?
Pra que ficar mostrando nossos melhores navios e mostrar as capacidade dos navios já que tem um monte de países estrangeiros aqui pra que só uma fragata e algus navios patrulha tá ótimo
Tá brincando, né? Os outros países sabem quantos e quais navios temos.
Muito top ! Acompanhei o começo da parada aqui na orla do recreio !
Belo desfile, numa data significativa e histórica. Mas, desculpem a ranzinzice, mais navios estrangeiros do que brasileiros? Apenas 1 única fragata da MB? Atlântico e Bahia sem uma única aeronave em seus convoos? Desculpem mais uma vez, mas é uma “pobreza” tão grande para um país deste tamanho….barbaridade….
Não tem óleo Diesel.
É verdade!
Os navios foram abastecidos com etanol e vão fazer a mesma coisa para participar da UNITAS!
Que bom que tem combustivel, Guilherme. Então, por que não colocaram uns 3 ou 4 helis no Atlântico e uns 2 no Bahia? E pq não colocaram mais meios de combate, ao invés de 3 navios “brancos”?
Flanker,
A MB coloca quantos e quais as classes de navios que entender ser razoável para representar toda a MB (lembrando que a Esquadra nãoé formada só por navios de 1ª classe), dentro da janela de tempo determinada para o evento, e isso não tem nada a ver com falta de combustível, como você quis sugerir. Foram 10 meios na Parada Naval, serão 12 na Revista Naval e na UNITAS.
Quantos aos meios aeronavais, foram escalados o HU-2 no Rio e o HI-1 e HU-1 no ES. O HA-1 estava a bordo do Atlântico, e em adestramento com a USN na Macega, e o HS-1 cumprindo missão na área Rio.
Em Salvador foram mais quatro meios entre Corveta, Navio Patrulha e Varredores desfilando na orla.
Em Manaus quatro navios desfilaram e o HU-91 participou com dois UH-12 que sobrevoaram a parada naval e o desfile.
Em Natal foram mais cinco meios desfilando pela orla.
Em Santos três meios desfilaram pela orla.
E finalizando, no sul o HU-51 realizou o sobrevoo com dois UH-12 no desfile cívico-militar.
Imagine se tivesse combustível…
Não fui eu que disse que não tinha combustível. Foi outro comentarista . Eu disse que, já que tem combustível, o que não duvido, poderiam ter colocados helicópteros no convoo dos dois navios mais capacitados para operá-los, inclusive um deles é justamente um porta-helicópteros, que desfilou sem 1 único destes aparelhos em seu convoo. Eu sei que a MB é quem escolhe os meios que vai colocar para representá-la. Quanto à Esquadra, eu sei que precisa ser composta de meios bem heterogêneos. São 23 navios, sendo que entre eles há um Veleiro, um Navio-Escola e uma Embarcação de Desembarque de Carga Geral, além de vários meios de apoio ao combate. Meios de combate, mesmo, são 16, incluindo o Atlântico e o Bahia.
Como pagador de impostos (assim como você e qualquer outro brasileiro), me sinto no direito de elogiar quando merece, e criticar quando necessário.
Como leitor, estudioso e entusiasta do tema Defesa há 35 anos, digo que a MB, neste período, já teve momentos bem melhores do que o atual, em relação aos meios, mesmo levando em conta os sucessivos, repetitivos e nunca cumpridos PRM’s havidos neste espaço de tempo.
Flanker,
O Atlântico estava com parte da tripulação no convoo formando o 200 na Parada Naval.
Também foi uma opção da MB não ter aeronaves no convoo, apesar do A 140 estar com helicóptero a bordo.
Os navios só receberam seus DAE’s após a Revista Naval, no suspender para a UNITAS.
1 Capitânia Atlântico
2 Bahia
3 Liberal
4 Amazonas
5 Cruzeiro do Sul
6 Antares
7 Aspirante Moura
8 Cisne Branco
9 Maracanã
e a estréia do (10) submarino Riachuelo.
Eu sei ler. Eu sei exatamente quais navios da MB estavam na cerimônia. E, como tu listou, foram 10 navios brasileiros, em um total de 21 navios. E não tinha apenas 1 fragata (Liberal), como eu escrevi?? Eu não disse que a Liberal era o único navio da MB e sim, a única fragata…