O Brasil, em 15 de Novembro de 1889, depois de ter vivido como Colônia de Portugal, após a Independência realizada em 1822 por D. Pedro I e dos dois períodos Imperiais, proclamou a República.
A História do Brasil era construída, passo a passo. Enfrentávamos os tempos de mudança e modernidade com a necessária sintonia social e consolidação das aspirações, construindo para a Nação Brasileira, a cada presente vivido, um sólido e promissor futuro.
Era o reflexo da disposição nacional para, no concerto das nações, livre, democrática e independente, dedicada e mante da paz, prosseguir na busca incessante da Ordem e do Progresso.
É interessante que se destaquem os desafios de toda a ordem que foram vencidos. A Proclamação da República aconteceria após uma intensa preparação por que passou o nosso País, com a unidade consolidada, com a pacificação das províncias e a projeção dada ao Poder Nacional em todo o mundo.
Foi uma oportunidade que confirma a presença do espírito militar convivendo, “vivendo com” os anseios de cidadania para corporificar a honra nacional, porquanto sempre esteve inserido na Alma Brasileira. Nosso Exército cuidava da defesa da Pátria e colaborava, ativamente, com a ordem pública, com o rico, fortalecido e diversificado patrimônio humano, com a manutenção de nosso território continental e com a preservação dos inúmeros e preciosos recursos naturais.
Seja, pois, este dia 15 de Novembro lembrado e comemorado com justo e patriótico orgulho!
Que o Deus de todos nós continue a iluminar com paz, saúde e prosperidade a trajetória da República Federativa do Brasil e de sua vibrante e fraternal sociedade.
Brasília- DF, 15 de novembro de 2013.
General de Exército Enzo Martins Peri
Comandante do Exército
A República foi um Golpe e uma Desgraça para o Brasil , tanto o Plebiscito italiano foi para a Italia em 1946 .
Viva a República!!! Se ela não é essa 8ª Maravilha é porque o problema é cultural e não do modelo de governo.
Até mais!!! 😉
Vive la monarchie .