Por Mateus Barbosa
Dentre os dias 12 a 21 de Junho aconteceu a edição 2023 da competição Forças Comando, neste ano realizado na República Dominicana. Patrocinada pelo Comando Sul dos EUA, a competição tem como objetivo de adestrar as unidades de operações especiais participantes no combate ao terrorismo, narcotráfico e pirataria, além de estreitar relações e trocar experiências.
A competição em 2023 envolveu representantes de 22 países das Américas, sendo eles: México, Panamá, Brasil, Colômbia, Equador, República Dominicana(Anfitrião), Guatemala, Estados Unidos, Honduras, Peru, El Salvador, Jamaica, Paraguai, Costa Rica, Uruguai, Argentina, Granada, Santa Lucia, Barbados, Belize, Trindade e Tabago, e São Vicente e Granadinas.
Cada equipe participante é formada por 7 militares sendo eles, 4 militares da equipe de assalto, 2 militares atiradores de elite e 1 militar suplente. Os eventos testam as habilidades e proficiência do participante sob condições desconhecidas e estressantes em cenários simulados. Dentre as provas realizadas podemos citar:
- Qualificação de armamento principal e secundário;
- Avaliação de distâncias (Sniper);
- Pista de Obstáculos;
- Habilidades de disparos de armas táticas e de precisão;
- Combate urbano com resgate de reféns;
- Marcha noturna de 20km;
- Tiro sob stress e,
- Evento Aquático.
Pela segunda vez consecutiva a unidade escolhida para representar o Brasil foi o Comando de Operações Táticas (COT) da Policia Federal que conseguiram a 10ª colocação geral do evento. O Campeão da edição 2022 e maior vencedor da competição foi a Colômbia, que participa com uma equipe integrada da unidade contra terror AFEUR do Exército Colombiano.
O Brasil é um velho conhecido na competição, participando geralmente com equipes formadas por militares do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro, conseguindo ser campeão na edição de 2009 que foi realizada no Brasil e 3º lugar geral na edição de 2011 realizada em El Salvador.
Resultado Final do Forças Comando 2023:
1º COLOMBIA
2º PANAMÁ
3º MÉXICO
4º EQUADOR
5º REPÚBLICA DOMINICANA
6º GUATEMALA
7º HONDURAS
8º PERU
9º ESTADOS UNIDOS
10º BRASIL
11º EL SALVADOR
12º JAMAICA
13º PARAGUAI
14º COSTA RICA
15º URUGUAI
16º ARGENTINA
17º BELIZE
18º TRINDADE E TABAGO
19º BARBADOS
20º SÃO VICENTE E GRANADINAS
21º SANTA LUCIA
22º GRANADA
Fonte: SOCSOUTH
A participação da PF é super importante pois numa situação normal é a força que. irá atuar numa situação de um ataque terrorista por exemplo.
Vale ressaltar o fato de que a Colômbia foi campeã da competição pela segunda vez seguida.
Isso não é surpresa tendo como fundo o contexto do emprego de policias na Colômbia e também pelo extenso auxílio que os EUA dão as FAs colombianas.
Como no texto, a Colômbia é a maior vencedora da competição, eles participam com a AFEUR que é um Grupo formado por militares de Operações Especiais das 3 Forças armadas que se juntam para formar essa distinta unidade de contraterrorismo(semelhante aos Deltas dos EUA), os EUA também participaram com uma equipe do 7th Special Forces(Boinas Verdes), Não é um evento somente para forças Policiais, mas alguns países optam em participar de algumas edições com Equipes policiais!
O Brasil pode criar uma evento interno de operação e controle de elite, que pode começar em um pequeno aeroporto , partindo para um operação de tomada de controle eletrônico e digital dos equipamentos com a inter operadilidade dos sistemas de terra ,ar e mar com a neutralização de um agente invasor na selva. Como os principais vencedores. Tipo localizar um cachorro com um chip transmissor . Obs.( Todos os cães de guerra deveriam ter um chip ) mesmo que fosse para enganar os inimígos.
Competição semelhante a esta que vc decreve foi realizada no contexto de interagencias na época dos Grandes eventos que aconteceu no Brasil entre 2014 e 2016(copa do mundo e olimpiada), organizado pelo governo federal entre unidades de Operações Policiais Especiais dos Estados da Federação, mas após isso não aconteceu mais aconteceu mais.
Só uma retificação, no final ficamos em 8° lugar na classificação geral. E das 4 categorias ficamos em 2° lugar na categoria “evento aquático”. Forte abraço. Brasil acima de tudo.
Bem que na próxima edição poderia representar o Brasil o pessoal do GER. Os caras são fera demais!
Apesar de participarmos em 2022 e 2023 com o COT da Policia Federal, esse evento organizado pelo Comando Sul dos EUA não é tipicamente policial mas sim Militar com o intuito de adestrar e interagir entre as tropas participantes.
O Brasil só pode enviar uma equipe?
Por que não pode enviar uma equipe do BAC, outra do ParaSAR e outra do comanf por exemplo?
Sim, cada país participa com somente 1 Equipe, além de poder enviar militares que já participaram de competições anteriores para serem juizes nas provas, mas poderia sim haver uma alternância das equipes nas participações, como por exemplo, um ano o 1BAC, outro ano o Batalhão Toneleiro, outro ano o Para-Sar ETC.