Por Aritra Banerjee
A China apresentou recentemente um radar revolucionário no Zhuhai Airshow. O YLC-8E é uma adição significativa às capacidades anti-stealth do PLA – Peoples Liberation Army, um desenvolvimento visto como um grande desafio para os jatos de combate F-35 e F-22 altamente avançados dos EUA.
Anteriormente a China Electronics Technology Group Corporation (CETC) revelou um protótipo alegando que poderia identificar a aeronaves furtivas em vôo.
Seguindo a inteligência de código aberto, tal tecnologia provavelmente funcionaria gerando uma tempestade eletromagnética (EMW) que serviria para adquirir a localização de aeronaves furtivas.
Pesquisadores da China’s Tsinghua University disseram que pretendem desenvolver um protótipo de tamanho normal. Os cientistas chineses explicaram que partículas quânticas de alta energia seriam capazes de adquirir alvos não visíveis aos radares.
No entanto, o físico Jeffrey Shapiro, professor do Instituto de Tecnologia da Massachusetts (MIT) e um pioneiro da idéia de radar quântico, opinou que o processo é repleto de muitas questões técnicas para que seja de fato eficaz.
No entanto, a equipe de pesquisa chinesa afirmou em seu artigo que a EMW Storm conseguiu 95% de detecção furtiva. Outra descoberta interessante foi que a sensibilidade do radar não sofreu apesar do aumento da distância do alvo.
A qualidade dos materiais furtivos também não parecia fazer a diferença. Foi dito também que esta detecção seria possível a longa distância, mesmo em árduas condições climáticas. Este desenvolvimento deu uma indicação clara da intenção da China de contornar a tecnologia “American Stealth”.
Como YlC-8E foi desenvolvido
O YLC-8E é uma criação do CETC do Estado Chinês e foi apresentado para ser o “carro-chefe dos radares anti-stealth chinês”.
O dispositivo foi descrito como o primeiro sistema de radar de banda anti-stealth do mundo e também o pioneiro em tecnologia de radar de alta frequência especial e radar de matriz controlada por fase ativa, acoplado a um novo dispositivo anti-stealth.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: EurAsian
Os chineses dizem que porta-avioes é um grande alvo, só que furiosamente atualmente planejam ter 6 deles…
Os chineses dizem que a tecnologia steath pode ser contornada, curiosamente atualmente estão gastando bilhões desenvolvendo esses aviões…
Essa propaganda de desmerecer o armamento do inimigo é velha!
Contudo, a Saab estava certa em não gastar dinheiro com a tal furtividade, mas investir em guerra eletronica e redes.
Gripen melhor que F35, mas vocês não estão preparados para essa conversa!
kkkkkkkkkkk
Sinceramente, a conferir pois a China ainda tem problemas até em tecnologia automotiva. Vai ao espaço e tal mas , impressão que tenho, muito na raça e coragem! A Europa e os EUA ainda estão à frente tecnologicamente.
Depende da área, em telecomunicações tomaram a dianteira e o ocidente está penando para alcançar, chegando mesmo a impor sanções para evitar o desenvolvimento chinês.
Lembrando que a justificativa sobre espionagem, vale para Chico, mas parece não valer para Francisco, rsrs
Pelo jeito estão sendo patrocinados pela china. kkk
Deus me livre desse povo.
Ta dificil de aceitar a hegemonia dos chineses e a evolucao tecnológica deles !!!!
Vc ta de brincadeira né :toda hora tem recall de carro chevrolet (u.s.a) e Volkswagen (alemão) e vc me vem com esse papo de carro kkk !!!!
Olha para o ceu todo dia 7 horas da noite e vc vai ver a evolucao tecnologica dos chineses na sua estacao espacial propria !!!
https://www.satview.org/?sat_id=48274U