A convite da Thales, o DAN participou nesta terça-feira (8) da inauguração da Plataforma Industrial do Radar Secundário na Omnisys, em São Bernardo do Campo (SP), onde será produzido o RSM970S, radar secundário usado para controle de aproximação e para vigilância em rota.
Por Guilherme Wiltgen
Como resultado da conclusão da transferência de tecnologia da Thales para o Brasil, a partir de agora, o país fabricará pela primeira vez o RSM970S, o radar mais vendido no mundo e que conta com a mais moderna tecnologia em radares, dando aos controladores de tráfego aéreo total apoio em situações de denso tráfego aéreo.
A transferência de tecnologia inclui todos os conhecimentos, documentação, meios de integração e testes e meios de manutenção desses radares no pós-venda. Para isso, a Thales investiu mais de R$ 120 milhões em transferência de tecnologia, capacitando e treinando engenheiros e técnicos brasileiros.
“Finalizar o processo de transferência de tecnologia para o Brasil é um marco muito importante. O País agora está apto a produzir, pela primeira vez o radar secundário, equipamento extremamente relevante para o controle do tráfego aéreo nacional. Para viabilizar isso, contamos com o conhecimento tecnológico e o investimento em equipes multidisciplinares e especializadas de nossa estrutura local, reforçando desta maneira a importância estratégica do país para o Grupo Thales e indo em linha com o nosso objetivo de dobrar de tamanho em 5 anos”, afirmou Ruben Lazo, vice-presidente da Thales na América Latina, durante a coletiva de imprensa realizada nas instalações da Omnisys em São Bernardo do Campo.
O Sr. Ruben Lazo também destacou a confiança da Thales no Brasil, ressaltando os principais investimentos, tais como o fornecimento e manutenção no Brasil da Central Inercial do KC390, o SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas), o SOTAS (Sistema Integrado de Comunicação Veicular) e o centro de sonares para navios e submarinos, que tem previsão de ser inaugurado no início de 2016.
Plataforma Industrial do Radar Secundário
“O Centro possui conhecimento, os meios e os processos para a fabricação, integração e suporte técnico dos radares, onde são aplicadas as tecnologias de última geração. Com isso, o Brasil passa a fazer parte do seleto grupo de países fabricantes de radares de vigilância do espaço aéreo”, explicou Luis Henriques, diretor da afiliada da Thales Omninys, durante o tour de apresentação do seu Centro de Excelência em Radar, que agora fabricará todas as partes de alta-tecnologia e críticas dos radares primário e secundário.
O modelo RSM970S é um rada no estado-da-arte e possui funcionalidades completas de Modo S, um meio de comunicação entre a aeronave e o radar que a classifica de modo único, impedindo que ela seja confundida com outros aviões em voo e aumentando a segurança do tráfego aéreo. O radar que possui alcance de 220 MN (aprox. 400Km) interage com a aeronave e fornece diversos dados como velocidade, posição e ainda identifica possíveis emergências.
O sistema também permite que o operador de voo selecione o avião com o qual quer se comunicar, além de possibilitar o envio de informações mais detalhadas sobre a identificação de voo da aeronave. Com isso, cobre a interrogação seletiva, a vigilância básica aprimorada e o completo canal de dados, validados pela ICAO e Eurocontrol. O aval destas duas instituições faz desse radar um investimento seguro para os Sistemas de Controle de Navegação Aérea.
A Plataforma industrial conta com uma linha de produção automática para montagem de placas elétricas com tecnologia SMD (Surface Mount Devices), onde serão fabricados equipamentos eletrônicos, cabos e montadas as placas de circuito. No Laboratório de Integração, será realizada a integração dos radares secundários (RSM970S), além da realização de testes de desempenho nos equipamentos e do Teste de Aceitação em Fábrica (TAF), destes radares. A integração de radares primários Banda L (LP23SST) será realizada no Laboratório de Integração e no Laboratório de Manutenção, serão realizadas as atividades de ajustes e testes de módulos e placas eletrônicas fabricadas na Omnisys, assim como servições de manutenção e assistência técnica em módulos e subsistemas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
O RSM970S será fabricado pela Thales no Brasil e exportado para o mundo inteiro. A expectativa é dobrar as exportações em 5 anos.
NOTA do EDITOR: O DAN agradece ao Sr. Ruben Lazo (Vice Presidente da Thales na América Latina), Sr. Luiz Henriques (Presidente da Omnisys), a Sra. Alessandra Cecco (Diretora de Comunicação da Thales na América Latina) e as Sras. Fernanda Marques, Patrícia Pesce e Marissol Mourão (CDN Comunicação).
É melhor a passos curtos do que nenhum passo!!!
e assim o brasil caminha a passos curtos
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