O quarto submarino com tecnologia stealth da classe Varshavyanka que será entregue à Marinha vietnamita, teve sua construção iniciada de forma oficial,numa cerimônia realizada na sexta-feira, dia 28, em São Petersburgo.
O Vietnã firmou um acordo com a Rússia em 2009 para a compra de seis embarcações desta classe, apelidados de os ‘Buracos Negros do Oceano’, num valor aproximado de US$ 2 bilhões.
Para analistas, o negócio tem como objetivo principal, de contrabalançar a influência da expansão marítima chinesa no Sudeste Asiático. Dois destes submarinos encomendados já estão em operação no país de destino, enquanto o terceiro se encontra em fase final de testes na Russia.
A classe Varshavyanka é uma versão atualizada do Projeto 877Paltus, lançado na década de 1980. Entre suas características, destacam-se a sua avançada capacidade de camuflagem, sua extensa faixa de combate e a possibilidade de atingir alvos em terra, na superfície do mar e debaixo d’água.
Dados Técnicos do Projeto 887 Paltus :
- Tipo: submarino convencional
- Data do projeto: 1979
- Operacional desde: 1981
- Total produzido: 22
- Comprimento: 73,80 m
- Boca: 9,90 m
- Deslocamento submerso: 3950 t
- Velocidade máxima: 19 nós
- Profundidade de mergulho: 300 m
- Propulsão: um eixo, diesel-elétrico
- Autonomia submerso: 45 dias
- Tripulação: 57
em matéria de submarinos os russos estão bem avançados ,creio q esse deve ser superior ao scorpene sim.
mas espero q o submarino brasileiro esteja pronto em breve e q pela capacidade nossa ,ele vai ser bem superior a esse russo ( espero) né
qual e melhor,esses ou os scorpene?
E os nossos como está indo as obras já está passando da hora da MB lançar um vídeo do andamento das obras no estaleiro.