Terminou com sucesso, o maior exercício de drones do mundo que envolveu mais de 25 países e de 1.400 pessoas em Portugal. A décima terceira edição do REPMUS terminou no dia 22 de setembro, com inúmeras demonstrações, de drones aéreos, terrestres e marítimos a exemplo do que tem acontecido todos os dias desde 11 de setembro, quando começou a fase de séries do exercício, em Troia e Sesimbra. Esta sexta-feira, as demonstrações ocorreram simultâneamente com o Exercício Dynamic Messenger, da OTAN/NATO, que se realiza em Portugal e irá prosseguir nos próximos dias.
A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, acompanhada pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Pires, pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca, pelo Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, entre outras entidades nacionais e internacionais, militares e civis, esteve presente no último dia do REPMUS23, tendo tido a oportunidade de ver em ação as diferentes capacidades experimentadas.
O Robotic Experimentation and Prototyping Augmented by Maritime Unmanned Systems (REPMUS23), que é organizado pela Marinha Portuguesa, tendo como co-organizadores a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o NATO Centre for Maritime Research and Experimentation (CMRE) e a NATO Maritime Unmanned Systems Initiative (NATO MUSI) é o maior exercício dedicado à experimentação robótica e de veículos não tripulados do mundo.
O REPMUS23 envolveu mais de 1400 participantes provenientes de mais de 25 países e englobou Marinhas, Indústria, Universidades e Centros de Investigação. O exercício REPMUS23 foi, uma vez mais, palco para que o presente teste e experimente o futuro.
FONTE: Marinha Portuguesa