O motor Pratt & Whitney Canada PW210 foi selecionado como o propulsor do helicóptero Eurocopter X4.
A Rotorhub tinha revelado que um motor de P & WC iria fazer parte da nova aeronave em fevereiro, mas na época o CEO da Eurocopter Lutz Bertling não quis revelar o modelo ou tamanho do motor.
PW & C revelou detalhes sobre o envolvimento do motor no projeto X4 em um comunicado de imprensa em 25 de Abril.
“Com um motor PW210 você recebe alta potência, respostas rápidas e menor consumo de combustível neste segmento de mercado”, disse Richard Dussault, VP de marketing da P & WC, em uma declaração
“Isso significa maior capacidade de carga e alcance, benefícios que manterão nossos clientes voando de forma eficiente e confiável.
“Nós concentramos nossa tecnologia em eficiência de combustível, redução de emissões, e tecnologias de manutenção que agregam valor real para nossos operadores”, acrescentou.
A variante PW210 para ser instalada no X4 terá novas ligas para melhorar o seu ciclo de vida e um FADEC dual-channel para controle do motor. A PW & C também disse que o motor vai empregar o que chama de capacidade no”estado da arte” no campo de de diagnósticos, incluindo ciclo automático de contagem fracionada para minimizar o tempo de inatividade e manter o PW210 ao máximo de disponibilidade de vôo ‘.
A adição do PW210 significa que os clientes X4 terão duas opções de motores disponíveis. O outro motor deverá ser o motor Turbomeca TM800, que é esperado para estar disponível a partir de 2017 e está projetado para produzir cerca de 1.100 shp e entregar uma redução de 20% + no consumo de combustível.
Não há números de potência ou consumo de combustível do PW210 no X4, pois os motores foram lançados pela empresa agora. O PW210 também está presente no Sikorsky S-76D na versão PW210S e no AW169 com a versão PW210A. O modelo “S” foi certificado em 2011 ea versão de A está previsto para a certificação em 2013.
Fonte: Shephard