Em ranking organizado pela Universidade de Stanford (EUA), o Capitão de Fragata Marcos Santos apareceu entre os 2% dos pesquisadores mais relevantes do mundo. Ao longo de sua carreira de mais de 30 anos na Marinha do Brasil, vem trabalhando como pesquisador do Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), em Pesquisa Operacional e Tomada de Decisão, desenvolvendo modelos matemáticos e auxiliando a Alta Administração Naval em processos decisórios de elevada complexidade.
Hoje, com índice h-28 na Base Scopus, o comandante Marcos Santos conta com mais de 900 pesquisas apresentadas e/ou publicadas no Brasil e no exterior, dentre as quais: artigos científicos apresentados em congressos, artigos científicos publicados em periódicos internacionais de alto impacto, capítulos de livros e patentes depositadas no INPI.
Seus modelos matemáticos desenvolvidos já foram apresentados em mais de 20 países, dentre eles: Estados Unidos, França, Inglaterra, Índia, Croácia, Irlanda, Portugal, Itália, China, dentre outros. Atualmente, coordena um grupo de pesquisa sobre “Tomada de Decisão aplicada em Problemas de Defesa” que aparece na Base Scopus como um dos maiores clusteres de pesquisa do planeta, dividindo posição com os EUA e a China.
Comte Marcos Santos. Parabéns pelo seu relevante trabalho para a Marinha e para o nosso País.
Parabéns Comandante Marcos Santos pela relevância do seu trabalho e pelo merecido reconhecimento. Parabéns.
Pensei a mesma coisa… Ele já deve estar indo a Mar e guerra, né possível!!!
Nesses tempos sombrios, alguma coisa boa tem que aparecer. parabéns à Marinha e ao Brasil de verdade.
Meus PARABÉNS
COMT.MARCOS
HOMENS COMO O SR. NOS ORGULHAM E ELEVAM NOSSAS
AUTO ESTIMA
EM UMA NAÇÃO CUJO SISTEMA
NÃO NOS É O QUE ESPERÁVAMOS
QUE DEUS NOSSO PAI CONTINUE
A ABENÇOADO SUAS IMPORTANTÍSSIMAS PESQUISAS
BRAVO ZULU
FRATERNAIS ABRAÇOS
Muito obrigado Walter pelas generosas palavras. Graças a Deus por mais de 30 anos tenho tido a oportunidade de servir à Marinha do Brasil, às Forças Armadas e à sociedade brasileira. Nós militares, não trabalhamos por reconhecimento ou qualquer tipo de recompensa, o que nos move é “senso de dever cumprido”. Contudo, esse reconhecimento acaba vindo. Apenas no ano de 2023 recebi duas comendas do Exército Brasileiro: a medalha Marechal Trompowski e a medalha Conselheiro Thomaz Coelho, devido às relevantes contribuições às Forças Armadas e à Educação Nacional. É isso que nos move, sentimentos nobres e poder servir ao nosso país com o que temos de mais valioso: o nosso conhecimento. Receba o meu respeitoso abraço Walter.
Inspirador, parabéns pela conquista. Dou a boa intencionada sugestão de abrir um canal no Youtube e ajudar a popularizar a ciência com a sociedade brasileira.
Parabéns ao Cmt Marcos Santos! É de homens dessa estirpe que o Brasil precisa. Muito orgulho de se ser brasileiro!…
Muito obrigado Agnelo pela sua generosidade. Sinto-me muito honrado com as suas palavras. Principalmente porque fui um jovem de família pobre do subúrbio carioca, que estudou a vida toda em escolas públicas e pode melhorar a sua qualidade de vida e a de sua família por meio do estudo. Minha mãe era uma mulher negra, solteira, analfabeta, mas que acreditava no poder transformador do conhecimento. Para manter os meus estudos no cursinho preparatório, ela vendia doces numa barraquinha no ponto de ônibus perto da nossa casa. Quando eu passei no Colégio Naval, tivemos que vender a pouca mobília que tínhamos em casa para podermos comprar o enxoval necessário. Estou falando isso porque sinto muito orgulho da nossa história de luta e superação. Luta principalmente contra a ignorância, que é a pior das maselas da humanidade. Essa história não tem nada de novidade ou de “fantástica”. Eu fui apenas “mais um” brasileiro que acreditou no seu sonho e correu atrás dele. Por meio da Marinha do Brasil, pude realizar esse sonho e hoje contribuir para melhorar a qualidade de vida de milhares de brasileiros. Infelizmente a minha mãezinha não teve a realização de ver a minha formatura na Escola Naval, pois teve um infarto fulminante 6 meses antes da formatura. Mas acredito que ela é um anjo que continua me acompanhando até hoje, porque o amor nunca morre.
O homem desse com um cabedal de conhecimento imenso com 30 anos de serviço ainda CF, por aí dá pra ver como ele é prestigiado pela força.
Deus abençoe pelo seu conhecimento e dedicação a esta causa.
Parabéns felicidades
Orgulho para o nosso país e o mundo científico..
Muito obrigado José Carlos pelas suas gentis palavras. Desde que fui selecionado pela Marinha para cursar o mestrado em Pesquisa Operacional na UFRJ, debrucei-me profundamente sobre o tema e me dedico a ele até hoje. Em 2020 concluí o pós-doutorado em Ciências e Tecnologias Espaciais no ITA, sempre em busca de novos conhecimentos em prol da Marinha e da Ciência Brasileira. Receba o meu carinhoso e respeitoso abraço.
Parabéns, ao nosso capitão de fragata mereço nosso apreço e admiração. É ‘”SAFO””‘.
Parabéns ao Cmt Marcos Santos. A produção científica divulgada por ele pelo mundo é excepcional, mesmo se comparada com qualquer outra linha de pesquisa brasileira.
Obrigado Sr Francisco pelas gentis palavras e pelo reconhecimento. Nós, militares, não trabalhamos por reconhecimento, mas quando ele vem, ajuda-nos a entender que estamos no caminho certo. Nos últimos 6 meses recebi duas medalhas do Exército Brasileiro: a medalha Marechal Trompowski e a medalha Thomaz Coelho, devido às relevantes contribuições que dei ao EB, principalmente relacionadas às atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no Instituto Militar de Engenharia (IME).
Obrigado Sr Francisco pelas gentis palavras e pelo reconhecimento. Nós, militares, não trabalhamos por reconhecimento, mas quando ele vem, ajuda-nos a entender que estamos no caminho certo. Nos últimos 6 meses recebi duas medalhas do Exército Brasileiro: a medalha Marechal Trompowski e a medalha Thomaz Coelho, devido às relevantes contribuições que dei ao EB, principalmente relacionadas às atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no Instituto Militar de Engenharia (IME).
Grandiosidade constitui-se no vocábulo adequado e correspondente à nossa Naçäo Brasileira!!
Agradeço a sua generosidade Waldemar. Eu penso que todo cientista deve ter o compromisso de aproximar a Ciência da sociedade. É nisso que tenho trabalhado durante todos esses anos, sempre pensando em melhorar a vida das pessoas. Recentemente lançamos um livro sob o título “Ferramentas Computacionais de Apoio à Tomada de Decisão”, cuja primeira edição já está esgotada. No livro ensinamos passo a passo os métodos que temos utilizado ao longo de todos esses anos. Além disso, disponibilizamos gratuitamente on-line váriosSistemas de Apoio à Decisão que desenvolvemos no Instituto Militar de Engenharia (IME). E penso que não estou fazendo nada demais, só estou devolvendo pra sociedade brasileira um pouco do muito que recebi até hoje. Esse é o meu compromisso moral como militar, como cientista e como cidadão brasileiro. Receba o meu respeitoso abraço Waldemar.
Merece nossos reconhecimentos. A Marinha está de parabéns por possuir em seus quadro tão valoroso cientista.
Muito obrigado Francisco pelas gentis palavras. Desde o início da minha vida acadêmica recebi todo o apoio da Marinha do Brasil. Em 2010 fui selecionado pela Marinha para cursar o mestrado em Pesquisa Operacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde então passei a me aprofundar cada vez mais nessa área de conhecimento. Posteriormente, fui indicado pela Marinha para cursar o doutorado em Pesquisa Operacional na Universidade Federal Fluminense (UFF). Finalmente, cursei o pós-doutorado em Ciências e Tecnologias Espaciais no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Também pela Marinha, em 2017 recebi a missão de auxiliar nas atividades acadêmicas do Instituto Militar de Engenharia (IME), por meio de um acordo de cooperação que houve entre as três Forças Armadas. Nesse contexto passei a atuar basicamente em duas organizações: no CASNAV e no IME. Pela Marinha fui designado para ser o orientador de vários Oficiais que hoje também são pesquisadores. Em 2014, fui o Gerente do XVII Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha (SPOLM), onde recebemos mais de 1.000 simposistas na Escola de Guerra Naval (EGN), com vários palestrantes convidados nacionais e internacionais. No CASNAV participei de inúmeros projetos, sempre diretamente relacionados à Pesquisa Operacional. Por isso tudo sou muito grato à Marinha do Brasil. Por todo o apoio que recebi ao longo desses anos e por todas as oportunidades que tive de me aprofundar cada vez mais no tema que me foi confiado. Meu tempo no Serviço Ativo da Marinha (SAM) está chegando ao fim, contudo, espero poder continuar contribuindo com a nossa Marinha e com a sociedade brasileira.
Sai fora logo da Marinha e viva no exterior muito bem com a sua família com o fruto do seu trabalho honesto e precioso. enquanto ainda há tempo. O Brasil não te merece. O Brasil não te dará o valor merecido. O brasil hoje é o país da Tigrada, onde só quem merece respeito são idiotas e foras da lei.
Nosso material humano e riquíssimo, precisamos de incentivo para que os nomes se multipliquem. Parabéns Comandante Marcos Santos.
Obrigado Sr Leonardo pela sua colocação. Realmente temos muito do que nos orgulhar. Recentemente publicamos um artigo científico internacional no periódico Serbian Journal of Management, em parceria com professores da Sérvia. Nesse artigo científico utilizamos um método que foi criado no Leste Europeu em 2021, que ainda é desconhecido aqui no Brasil e por boa parte da comunidade científica internacional. Em outras palavras, pode-se dizer que o Brasil está sendo um dos países pioneiros em aplicar e publicar trabalhos científicos utilizando o Weighted Sum-Product Method (WISP). Estamos na “fronteira do conhecimento”. Receba o meu respeitoso abraço Sr. Leonardo.
Como Prof. Dr. da UFRB (recém tos pela relevaposentado), conhecedor e praticante da Pesquisa Operacional e da mmodelegem de otimização aplicada a sistemas de recursos hídricos, parabenizo o comandante Comandante Marcos Santos pela relevância do seu trabalho.
Notável orgulho pessoal pela conquista, imagino e compartilho. Merecida, elevando nossa Pátria dentre respeitáveis potências tecnológicas e militares.
Obrigado Prof. Paulo pelas generosas palavras. O Sr. mais do que ninguém conhece os desafios da nossa área. Trabalhar com Pesquisa Operacional exigem uma quantidade de energia absurda, desde a coleta dos dados até a validação e implementação dos modelos. Nosso grupo de pesquisa atua com os métodos tradicionais, já consagrados pela literatura internacional. Também trabalhamos com o desenvolvimento axiomático de novos métodos matemáticos, tais como o método SAPEVO-M e o método THOR-2 que já foram publicados em revistas internacionais e estão sendo utilizados no Brasil e no mundo. Além disso, no Instituto Militar de Engenharia (IME) já desenvolvemos mais de 50 Sistemas de Apoio à Decisão (SAD), que facilitam a aplicação desses métodos em aplicações militares de alta complexidade. Tais SAD facilitam não só a aplicação dos métodos como também permitem uma profunda análise dos resultados.