Por Carlos Borges
Nesta sexta-feira (04), os ministros da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, e da Educação, Camilo Santana, assinaram um acordo de cooperação técnica para estudar a criação de uma nova unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ou de uma faculdade de engenharia vinculada ao instituto, em Fortaleza, no Ceará. Será a primeira instalação fora de São José dos Campos (SP), onde o ITA atua desde 1950.
O ministro da Defesa falou da possível escolha do estado do Ceará para a nova unidade. “É uma forma de descentralizarmos as oportunidades da Educação, levar a Ciência para outros cantos do território. A assinatura desse acordo para iniciarmos os estudos é um momento importantíssimo. É um sonho antigo de muitas pessoas envolvidas aqui e será um grande feito para o Nordeste brasileiro.”, afirmou o ministro.
Nos próximos dias, os dois ministérios vão designar representantes para coordenar a execução do acordo. Na ocasião, serão cinco representantes do Ministério da Defesa, três deles do Comando da Aeronáutica, e cinco representantes do Ministério da Educação. A iniciativa prevê estudos e levantamentos técnicos para definir a estratégia de implantação do campus avançado ou da faculdade de engenharia. A ideia é aproveitar a estrutura da Base Aérea de Fortaleza, no estado.
O comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, falou sobre o elevado número de aprovações no estado. “40% dos alunos aprovados no ITA são oriundos do estado do Ceará. O resultado dos estudos deve ser divulgado no prazo de 60 dias”, disse.
Também estiveram presentes durante a reunião o chefe de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues Aguiar Freire; o chefe de Assuntos Estratégicos da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo; o governador do Ceará, Elmano de Freitas; a secretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires de Carvalho; e a Presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, entre outros convidados.
ITA
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial. O ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil.
FONTE: MD
O ministério da defesa devia criar uma escola de cibersegurança nos memos moldes do ITA, têm muitos crimes virtuais no Brasil, muito mercado para explorar, formar militares e civis. EUA, Israel, China e Rússia já têm forças especializadas em defesa cibernética.
O ministério da defesa devia criar uma escola de cibersegurança nos memos moldes do ITA, tem muitos crimes virtuais no Brasil, muito mercado, formar militares e civis. EUA, Israel, China e Rússia já têm forças especializadas em defesa cibernética.
Com uma costa dessa, com a vocação marítima histórica do Brasil, já passou da hora de um “Instituto de Engenharia da Marinha”, ou coisa do tipo… Um IME/ITA da Marinha. Um polo focado em engenharia naval, nuclear, acústica submarina, etc.
Eu em particular, com 13 anos de idade, já sabia o q queria fazer, como piloto de caça a jato da marinha e formar em engenharia aeronauta (aerodinamica) e engenharia naval (hidrodinamica) juntos, o meio foi prestar concurso p epcar e colégio naval, e por vir de escola pública não passei, continuei tentando e estudando na escola pública e ao fazer o concurso da Escolla Naval, não passei, mas tentei…
Acredito q a minha História é parecida ou similar a de muitos, pelo menos na região onde moro, São Paulo capital.
Este “Ita”, eles colocam tanta frescura p ser admitido, na qual perdem muitos talentos oriundo de escola pública e/ou q precisam trabalhar p ajudar nas despesas da família por exemplo.
Qualquer iniciativa ou vontade ou esforço na educação é lovavel e eu apoio muito, mas demorou muito p eles enchergarem a “verdade”, ou a “realidade”, “ser ou não ser, a questão…”
No meu entendimento todos os cursos superiores no Brasil deveriam ser pagos no valor de 1 salário mínimo, aumentou o salário mínimo aumenta a mensalidade no mesmo, e outra os cursos deveriam ser disponibilizado na Internet gratuito, e qd acesse adequado ou das possibilidades do aluno ele faria o curso na entidade física ou avaliação, é um meio uma saída…
Para de investir nas escolas de samba e comece a investir mais na educação acadêmica.
Parabéns pela iniciativa, mas demorou muito…
Abraço.
Não tem dinheiro pro principal, ai vai criar mais infraestrutura onde não tem necessidade, politica até no operacional das forças armadas é demais.
Grande passo para promover a educação e a ciência em nossa região, parabéns aos envolvidos
Politicagem rasteira.. Tentativa de prestigiar o “desgovernados” petralha…
Quem sabe aprendem votar.
Ganharam agua e devolveram ingratidão
Excelente noticia. O que o Nordeste precisa é deste tipo de investimentos. Mentes inteligentes não faltam.
Em 2022 alunos da rede pública de ensino do Ceará conquistaram 336 medalhas na 16ª edição da Obmep, sendo 22 de ouro, 75 de prata e 239 de bronze. E esta média se repete a cada ano. O Piauí já conquistou 92 medalhas de ouro nesta Olimpíada, principalmente em matemática. Pernambuco também se destaca, inclusive com duas medalhas de prata nas olimpíadas de matemática do cone Sul em 2022. E quase 80% das medalhas de História ficaram com estudantes do Nordeste em 2022. Os números gerais são muito superiores aos da região Sul, por exemplo.
As pessoas de outra regiões que são ignorantes e repletas de preconceitos porque foram condicionadas a isto desde criança pelo meio cultural em que vivem, não tem noção do potencial humano que a região Nordeste possui. Sem deixar de reconhecer a culpa dos governantes locais, o descaso com esta região sempre foi tradição nos governos federais, principalmente no findo desgoverno de extrema direita.
Está na hora de despejar investimentos em outras regiões do país que precisam de desenvolvimento, sem obviamente de deixar de investir em regiões mais desenvolvidas.
O país precisa crescer como um todo, tem que se fortalecer como um todo, tem que se enriquecer como um todo.
Esque que a esquerda governa o nordeste por vários anos né!!
Mais uma vez o estado querendo criar oferta para onde não existe demanda. Vão criar a escola lá, os alunos vão se formar lá, mas se quiserem trabalhar na área vão ter que sair de lá.