A Marinha finlandesa disparou projéteis de alerta contra um objeto não identificado perto da capital, Helsinque, nesta terça-feira.
De acordo com fontes oficiais, a Marinha da Finlândia detectou um objeto “suspeito” nas águas perto de Helsinque na segunda-feira e voltou a detectá-lo na terça (28).
Também na terça-feira, a Marinha finlandesa disparou projéteis de alerta. De acordo com o ministro da Defesa finlandês, Carl Haglund, o uso de tais sinais de alerta não é frequente na Marinha do país.
“As bombas não são destinadas para causar danos no alvo, o objetivo é fazer o alvo saber que ele foi detectado”, explicou o ex-comandante da Marinha finlandesa Olavi Jantunen.
Segundo o ministro Haglund, há fortes indícios de que se trata de um submarino.
Fontes locais comentam que, depois disso, o submarino não foi visto mais.
“Nós temos uma firme sospeita de que houve uma atividade submarina indevida. Claro que é muito sério se as nossas águas foram violadas”, disse Haglund.
Em outubro, a Suécia, vizinha da Finlândia, tinha acusado a Rússia de ter enviado um submarino nas suas águas. Porém, uma investigação militar sueca provou que o objeto suspeito era, na verdade, uma nave sueca.
FONTE: Sputnik
FOTO: Ilustrativa
Belíssimo navio… Quem dera tivéssemos algo parecido. Sequer Combate Boat 90 compramos!
Se realmente fosse uma nave russa estaríamos assistindo a uma histeria ….kk
Mas como a nave invasora pode ser de nação amiga é melhor deixar a investigação pra lá.
Se houver um ataque alienígena a mídia dirá que foram os russos com seus projetos secretos…sempre os russos.
Certeza que era um submarino Russo…
Essa Patrulha usa propulsao por water jets ao inves de helices e com isso pode manobrar mais bruscamente e patrulhar aguas mais rasas…
Esta armada com misseis RBS-15 anti navio e silos verticais do missil Unkhonto anti aereo e ainda o sistema alemáo MASS de contramedidas alem de sonar e capacidade de contraminagem…
Seu ponto fraco e sua baixa autonomia, apenas 500 km, porem e ideal para a marinha da Finlandia que possui uma extensa formacao de fiordes em sua costa sendo assim ideal para o patrulhamento dessa extensa cadeia de ilhotas com passagens estreitas pois e pequeno e fortemente armado
Topol,
O alcance é de quase 1000 km (500 NM).
A autonomia é de 2 a 3 dias.
Bela corveta, que classe é essa ?
Esta é a classe Hamina, fortemente armada.
E a classe Hamina , e nao e uma corveta e sim um navio-patrulha armado com ate 4 misseis anti-navio RâBS-15,misseis antiaereos umkhonto e 1 canhão bofors de 57mm, em comparacao a nossa classe macaé tem o dobro do deslocamento e so um canhao de 40 mm e 2 de 20mm.
Fernando,
A rigor a Hamina é um Fast Attack Craft enquanto as Macaés são Patrol Boats.
Não cabe comparação. São pra funções bem diversas.
A Hamina tem deslocamento de 250 t, velocidade de 35 nós e alcance de 1000 km. É super bem armada porque geralmente é usada numa missão específica de interceptação de navios em alto mar. Não faz patrulha.
A Macaé tem 480 t de deslocamento, velocidade máxima de 21 nós e alcance de 4000 km a 15 nós. É bem armada para a sua função de policiamento do litoral, o que demanda dias e dias de missões de patrulha, sem um “alvo” específico.