Uma comitiva formada por integrantes da Marinha do Brasil, da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL) e da Fundação Parque de Alta Tecnologia da Região de Iperó e Adjacências (Fundação PATRIA) realizou na quarta-feira (11) uma visita ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).
Segundo o Presidente do PTS, Nelson Tadeu Cancellara, o propósito do encontro foi possibilitar o contato entre as empresas de tecnologia e inovação com a Marinha do Brasil, para que estas possam vir a colaborar com seus principais desafios.
O Assessor de Ciência, Tecnologia e Inovação da DiretoriaGeral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Vice-Almirante Alfredo Martins Muradas, destacou a importância da visita e do Parque para o ambiente de inovação. “O objetivo do encontro foi, principalmente, divulgar as atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) desenvolvidas pela Marinha do Brasil, bem como apresentar e interrelacionar as atividades da AMAZUL, da Fundação PATRIA e do Parque Tecnológico de Sorocaba visando buscar áreas comuns de interesse e possibilidades de cooperação entre as instituições”.
Para o Diretor de Administração e Finanças da AMAZUL, Contra-Almirante (RM1) Sergio Ricardo Machado, assim como o PTS, a AMAZUL busca entregar à Nação conhecimento, tecnologias e pessoal qualificado, em benefício da sociedade. “A AMAZUL é uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação. Entre nossos principais programas está o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), que integra o Programa Nuclear Brasileiro. Realizar novas parcerias é extremamente importante, otimiza a utilização de recursos, proporciona conhecimento autóctone, fomenta a inovação e a economia do país”.
O Diretor-Presidente da Fundação PATRIA, Newton Calvoso Pinto Homem, apresentou as atividades realizadas pela Fundação e elogiou a atuação das empresas e instituições instaladas no PTS. “Estão formando capital humano para os novos empreendimentos e fortalecendo o empreendedorismo inovador. Esta convergência das políticas públicas federais, estaduais e municipais que debatemos, podem significar novos projetos, postos de trabalho e geração de riqueza para a região”.
Segundo Paulo Moreira, presidente do conselho deliberativo da SOAMAR-SOROCABA, a cidade e a região têm vocação para o conhecimento e parcerias. “Sorocaba tem investido em inovação, na ciência e na tecnologia. Essa visita da Marinha, da AMAZUL e da Fundação PATRIA, certamente, proporcionará mais desenvolvimento e progresso para o Brasil”.
A Comitiva pôde observar o trabalho de algumas das empresas instaladas no Parque, que prestam serviços tecnológicos em âmbito local e nacional.
O engenheiro e vice-presidente das Câmaras Setoriais de Defesa, Segurança, Aeroespacial e Naval da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Leonardo Taborda Sandor, acompanhou os visitantes e fez questão de salientar que a iniciativa é uma forma de fortalecer a Base Industrial de Defesa, aprimorar o desenvolvimento nacional e especializar a mão de obra brasileira.
Para o empresário especializado no setor de drones, Luiz Fernando Vitorelo, receber uma visita como essa é uma chance singular de apresentar ideias, ficar atento às tendências e exercitar a criatividade quanto aos tipos de serviço que os drones podem realizar. Hoje, o uso comercial dos drones se restringe a substituir outros objetos voadores, como aviões e helicópteros, em monitoramento e filmagem de grandes áreas. “O potencial de uso dos aparelhos ainda não foi totalmente explorado”. Cerca de 40 instituições entre universidades, empresas e governo estiveram presentes.
FONTE: MB