Depois de a Grã-Bretanha ter reduzido substancialmente o número de aviões Nimrod de inteligência marítima eletrônica, os submarinos russos podem ter recebido informações valiosas sobre as forças nucleares do país.
A afirmação foi feita por cinco oficiais na reserva da Força Aérea Real, que publicaram uma carta no jornal britânico The Telegraph.
“Sabemos que os submarinos russos monitoram a região para onde se dirigem os nossos submarinos nucleares, após saírem da base naval de Clyde. Sem aviões de patrulha, esses “espiões” têm a oportunidade de coligir informações que poderão prejudicar a segurança e eficácia de nossos meios de dissuasão estratégica”, se diz na mensagem dos ex-militares britânicos.
Esta declaração, escreve o The Telegraph, foi feita no âmbito da revisão dos gastos do governo para defesa nacional. Os representantes das Forças Armadas temem que os cortes de 2010, quando Whitehall se recusou a usar aviões de reconhecimento Nimrod, se possam repetir. Esse passo, acreditam os especialistas militares, causou um dano sério ao poder militar do Reino Unido.
“Seria muito surpreendente se, após a redução do número dos Nimrod, a Marinha russa não tivesse conseguido obter informações valiosas”, escrevem eles.
FONTE:Sputniknews
Temos que cuidar de nossos subs no futuro…..tudo é informação afinal…….
Interessante seu comentário topol …O brasil modifica seus ruidos do submarinos quaando em exercício com outros países?
Quando em exercícios com outras marinhas ao redor do mundo, como por exemplo nos exercícios realizados com a MB na comemoração dos 100 anos da força de submarinos é de costume utilizar equipamentos para disfarçar e modificar o ruído característico do navio para evitar que os participantes do exercício não reconheçam o verdadeiro ruído de máquina do seu submarino… os registros gravados pelo sonar para alimentar a biblioteca acústica do computador são recheados de sons “adulterados” para proteger o verdadeiro som do navio e evitar que sejam reconhecidos em encontros futuros…
Cada força armada com seus argumentos para conseguir aquela verba suada para reaparelhamento. Para os ingleses o motivo são os russos. Para nós… bem, para nós é Copa do Mundo e Olimpíada.
o problema que a gente gasta mais com copa e olimpiada do que com o reaparelhamento
É verdade, amigo. O que eu quis mesmo referenciar são as preocupações de um país sério e comprometido com o seu futuro em comparação às nossas ”importantíssimas e estratégicas” preocupações.
Manda a rainha vender suas toneladas de jóias que vai sobrar dinheiro pra se armar de novo, mas não peita a Rússia, segundo oficial britânico se fizerem isso serão “”esmagados”” … passa aqui no Atlântico Sul e paga um sapinho pra banguela Argentina é cara de vocês bater em bêbado .
Sem os Ninrod os submarinos russos podem trafegar mais livremente e ficar na espreita da saída dos submarinos Astute da Royal Navy e ficar só gravando seu ruído de máquina e alimentando seu banco de dados para o seu Sistema Processador de Sinais Algorítmicos